F1
|
23 de junho de 2024 16:49

F1: Estatísticas e curiosidades sobre o GP da Espanha de 2024

No Grande Prêmio da Espanha de 2024, em Barcelona, Max Verstappen e Lando Norris protagonizaram mais um emocionante episódio, com a dupla dinâmica terminando em primeiro e segundo lugar pela quinta vez nas últimas seis corridas. Além disso, Lewis Hamilton fez um retorno bem-vindo ao pódio. Aqui está um resumo dos números notáveis deste fim de semana.

A corrida mundial de número 1111 foi vencida pelo carro número 1. Esta foi a sétima vitória de Verstappen em 11 corridas este ano, e a 61ª vitória de sua carreira. Foi a quarta vitória de Verstappen no Grande Prêmio da Espanha e sua terceira consecutiva neste circuito. Desde que conquistou a liderança do campeonato ao vencer o GP da Espanha de 2022, Verstappen não perdeu mais a liderança – um total de 763 dias.

Verstappen agora tem 106 pódios na carreira, empatando com Alain Prost e Fernando Alonso em quarto lugar na lista de todos os tempos, no circuito onde conquistou seu primeiro pódio ao vencer em 2016. O vencedor saiu da primeira fila em Barcelona pela 31ª vez em 34 Grandes Prêmios.

Com o segundo lugar, Norris é o único piloto a terminar na zona de pontuação em todas as corridas de 2024. Este foi o primeiro pódio da McLaren neste circuito desde que Lewis Hamilton e Jenson Button terminaram em segundo e terceiro, respectivamente, em 2011. Norris alcançou a segunda posição no campeonato de pilotos pela primeira vez. A McLaren está no pódio há seis corridas consecutivas, sua sequência mais longa desde 2011-12.

Este foi o quinto pódio consecutivo de Verstappen e Norris terminando em primeiro e segundo (em qualquer ordem) nas últimas seis corridas. O P3 de Hamilton foi seu primeiro pódio na temporada de 2024 e o 198º pódio de sua carreira, mas seu 17º pódio desde sua última vitória na Arábia Saudita em 2021. Hamilton agora tem 18 temporadas consecutivas com um pódio, ampliando seu recorde na F1. Com 39 anos e 168 dias, Hamilton é o terceiro piloto mais velho a subir ao pódio no século XXI, atrás de Fernando Alonso e Michael Schumacher.

Com George Russell em quarto lugar, a Mercedes terminou em terceiro e quarto pela segunda corrida consecutiva. Russell liderou a volta de abertura nas duas últimas corridas. Na Ferrari, o P5 de Charles Leclerc foi seu melhor resultado na Espanha desde 2021. Com o P6, seu companheiro de equipe Carlos Sainz mantém seu recorde de sempre marcar pontos em seu Grande Prêmio em casa (10 de 10). O Circuito de Barcelona-Catalunya é o único onde Sainz tem um recorde de 100% de pontuação na F1.

Oscar Piastri, da McLaren, terminou em P7, seu pior resultado desde que não pontuou em Miami. Sergio Perez, da Red Bull, terminou em P8, ganhando três posições – exatamente o número de posições que ele foi penalizado após a qualificação por continuar com o carro danificado na corrida anterior no Canadá. Na Alpine, Pierre Gasly foi P9 e marcou pontos pela terceira corrida consecutiva, igualando seu melhor resultado da temporada. Seu companheiro de equipe Esteban Ocon terminou em P10, fazendo com que os pilotos da Alpine terminassem em nono e décimo pelo segundo fim de semana consecutivo.

Como resultado, a Alpine ultrapassou a Haas e assumiu a sétima posição no campeonato de construtores. Na Haas, Nico Hulkenberg foi P11 – a quinta vez em 2024 que ele termina nessa posição. Fernando Alonso, da Aston Martin, só conseguiu o P12 – a terceira vez nas últimas quatro corridas que ele não pontua. Zhou Guanyu, da Sauber, terminou em P13, seu melhor resultado desde que foi 11º na abertura da temporada.

Não houve abandonos no Grande Prêmio da Espanha pelo segundo ano consecutivo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.