Foi anunciado em agosto que Felipe Massa deu os primeiros passos legais em um processo pelo título da Fórmula 1 de 2008. O brasileiro está tomando medidas legais, baseado nas declarações feitas por Bernie Ecclestone (ex-chefe da F1), no início deste ano, que ele, a FIA e a FOM sabiam sobre o ‘crashgate’ em 2008. Massa diz que não está fazendo isso pelo dinheiro, mas sim pelo esporte da Fórmula 1.
‘O Crashgate’ é um escândalo que ocorreu durante o GP de Singapura de 2008. Nelson Piquet Jr. deliberadamente bateu durante a corrida, para que o então companheiro de equipe na Renault (atual Alpine) Fernando Alonso pudesse vencer a corrida. Piquet Jr. admitiu em 2009 que aquela batida não havia sido um acidente. Massa estava liderando a corrida antes do ‘acidente’.
Massa afirmou que está apenas buscando uma compensação, e não como pareceu anteriormente, que o brasileiro queria destituir Lewis Hamilton como campeão de 2008. “Não estou fazendo isso pelo dinheiro, estou fazendo pela justiça do esporte”, disse o brasileiro ao Motorsport.com. Massa considera inaceitável que a FIA não tenha tomado nenhuma medida em 2008, apesar do fato de Ecclestone e Charlie Whiting, entre outros, já saberem sobre a intencionalidade do ocorrido em Singapura.