O Grupo de Estratégias da Fórmula 1 se reuniu nesta quarta-feira (04) para discutir sobre novas ações e ideias para a categoria. Algumas podendo ser impostas antes mesmo de 2021.
A reformulação da pontuação nas corridas foi uma das pautas, nos dez primeiros anos de campeonato, apenas os cinco primeiros pontuavam. De 60 até 2002, os seis primeiros marcavam pontos no campeonato. O regulamento atual, onde o top 10 pontua, só foi inserido em 2010.
A discussão girou na possibilidade de ampliar para os 20 pilotos, ” sendo cada carro marca um ponto se terminar a corrida. A parte inferior começa com um ponto e depois sobe”, conta o chefe da Force India, Vijay Mallya, para a ‘Motorsport.com’.
Um dos motivos para determinada mudança, é uma motivação para os pilotos que não estão entre os dez primeiros, “o ponto decisivo que foi feito foi que, se todo piloto conseguir um ponto até o final, todos os carros estarão correndo por um ponto”, explica Mallya, “então no final do dia ninguém vai parar de forçar os limites só porque eles estão fora do top 10 e não há recompensa no final”.
Contudo, há os que discordem e acreditem que o sistema atual tem um maior senso de recomenda, “o ponto que foi levantado é que há um certo orgulho ao ser chamado de final entre os dez primeiros”, contou Mallya.
A opção de pontuar os 15 primeiro também foi discutida e até voltar com a pontuação para o piloto que fizer a volta mais rápida da corrida e a pole position, mas nada foi concretizado sobre, “essas ideias estão no ar”, finalizou Mallya.