A Fórmula 1 está considerando uma redução no número de pneus que as equipes podem usar em algumas corridas na próxima temporada.
Se a mudança for adiante, será feita em caráter experimental, como está sendo feito com o formato de corridas de qualificação em três corridas este ano.
O diretor do automobilismo da F1, Ross Brawn, disse que a categoria está tentando usar testes limitados para avaliar ideias novas.
Uma proposta envolve a redução do número de pneus que as equipes podem usar durante um fim de semana de corrida. Normalmente, as equipes recebem 13 conjuntos de slicks, quatro conjuntos de intermediários e três conjuntos de wets (chuva pesada), por final de semana de GP. Isso totaliza 36.800 pneus para finais de semana de corrida no próximo ano. Pneus extras também podem ser fornecidos para fins de teste ou em resposta ao tempo chuvoso.
Brawn disse que a categoria gostaria de reduzir a quantidade de pneus utilizados durante um final de semana de corrida.
“Todos nós estamos tentando melhorar nossa pegada ambiental de várias maneiras”, disse ele. “O uso de pneus é uma delas, por isso, esperamos que em 2022 possamos ter alguns finais de semana em que teremos um número reduzido de pneus disponíveis. Achamos que podemos fazer isso sem impactar o show.”
Antes de prosseguir com esse teste, a F1 e a FIA estão considerando quais consequências ‘não intencionais’ podem surgir dessa mudança.
“Tim Goss, da FIA, em particular tem trabalhado muito duro com a Pirelli e as equipes, para apresentar uma proposta de como poderíamos avaliar uma maneira diferente de usar os pneus durante o fim de semana, para reduzir as quantidades. E isso parece bastante promissor e acho que é algo que faremos em alguns finais de semana durante a próxima temporada, a fim de avaliar. Se funcionar, então é algo que podemos adotar para o futuro ou podemos ajustá-lo um pouco e seguir em frente”, finalizou.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon