A Fórmula 1 se prepara para o término da temporada de 2024 com definições importantes. Max Verstappen está próximo da conquista de seu quarto título mundial, mas ainda tem Lando Norris vivo na disputa. Já a briga entre os construtores segue aberta com McLaren, Ferrari e Red Bull. Mas as corridas em Las Vegas, Catar e Abu Dhabi representarão também algumas despedidas e finais de ciclos. E é sobre isso que F1MANIA.NET fala agora:
1 – Final da era Hamilton-Mercedes
Na F1, todo casamento tem seu final, mesmo quando ele é extremamente bem-sucedido. Lewis Hamilton fará suas últimas corridas pela Mercedes nas próximas semanas. Quando encerrar o GP de Abu Dhabi, o inglês terá disputado 246 GPs pela equipe da estrela de três pontas, por quem faturou seis de seus sete títulos mundiais e se tornou uma lenda da história da categoria.
2 – Veteranos deixam a categoria
Se Hamilton vai trocar a Mercedes pela Ferrari, Kevin Magnussen e Valtteri Bottas estão de saída da categoria. O dinamarquês, que está em sua segunda passagem pela F1, não ficará na Haas, que terá Esteban Ocon e Oliver Bearman no ano que vem. Já Bottas, dono de 10 vitórias e dois vice-campeonatos, deixará a Sauber, que promoverá a estreia de Gabriel Bortoleto no próximo ano.
3 – Finlândia fora do grid
A saída de Bottas da F1 quebrará uma sequência de 35 temporadas com pelo menos um finlandês no grid. Desde 1989, quando JJ Lehto estreou na categoria, o país do norte europeu sempre foi representado. Além de Lehto e Bottas, a Finlândia teve no grid entre 1989 e 2024 Mika Hakkinen, Mika Salo, Kimi Raikkonen e Heikki Kovalainen. Foram três títulos mundiais neste período.
4 – Despedida chinesa
Ainda na linha de despedidas, o primeiro chinês a correr na F1 está de saída. GuanYu Zhou vai completar sua terceira temporada tendo tido alguns momentos de brilho, como o oitavo lugar no GP do Canadá de 2022, mas sem jamais convencer como um piloto que deveria ficar na categoria por mais tempo. O chinês sempre esteve na Sauber em sua trajetória.
5 – Fim de jejum brasileiro no grid
Para nós, brasileiros, os GPs finais de 2024 serão os últimos sem um piloto do País regularmente no grid. Gabriel Bortoleto está confirmado como titular da Sauber para 2025, e quebrará um jejum de oito anos sem pilotos do Brasil nesta condição. O último foi Felipe Massa, em 2017. Já o último brasileiro a correr um GP foi Pietro Fittipaldi, em 2020, substituindo Romain Grosjean na Haas.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.