Ainda no início do GP da Arábia Saudita, realizado neste domingo (20), no circuito de Jeddah Corniche, uma punição para Max Verstappen dividiu opiniões. O holandês da Red Bull recebeu cinco segundos de desvantagem após não devolver a posição de Oscar Piastri, conquistada após o tetracampeão sair fora da pista entre as curvas 1 e 2 do traçado.
Niels Wittich, que foi diretor de provas da Fórmula 1 entre 2022 e 2024, explicou as razões da punição em entrevista à Sky Sports DE. “Para mim, é absolutamente claro que Max deveria devolver a posição. Discutimos esse tema por muito, muito tempo – já há anos – com todas as equipes e pilotos.”
“Sempre foi absolutamente claro que, se você sai da pista e, com isso, ganha uma vantagem – e ele ganhou, porque manteve a posição – então essa posição deve ser devolvida”, concluiu Wittich.
Após a corrida, Max Verstappen não chegou a se manifestar sobre o assunto, mas Christian Horner, chefe da Red Bull, deu entrevistas alegando que o tetracampeão foi empurrado para fora da pista pela McLaren.