F1: Ex-diretor de provas da FIA explica punição de Verstappen no GP da Arábia Saudita

Ainda no início do GP da Arábia Saudita, realizado neste domingo (20), no circuito de Jeddah Corniche, uma punição para Max Verstappen dividiu opiniões. O holandês da Red Bull recebeu cinco segundos de desvantagem após não devolver a posição de Oscar Piastri, conquistada após o tetracampeão sair fora da pista entre as curvas 1 e 2 do traçado.

Niels Wittich, que foi diretor de provas da Fórmula 1 entre 2022 e 2024, explicou as razões da punição em entrevista à Sky Sports DE. “Para mim, é absolutamente claro que Max deveria devolver a posição. Discutimos esse tema por muito, muito tempo – já há anos – com todas as equipes e pilotos.”

“Sempre foi absolutamente claro que, se você sai da pista e, com isso, ganha uma vantagem – e ele ganhou, porque manteve a posição – então essa posição deve ser devolvida”, concluiu Wittich.

Após a corrida, Max Verstappen não chegou a se manifestar sobre o assunto, mas Christian Horner, chefe da Red Bull, deu entrevistas alegando que o tetracampeão foi empurrado para fora da pista pela McLaren.

🎥 Vídeos mais recente