A estreia de Adrian Newey com a Aston Martin na temporada 2025 da Fórmula 1 é aguardada com grande expectativa. Seu início com a nova equipe acontece em março e enquanto não começa, deve respeitar o ‘gardening leave’, como apontou o ex-engenheiro Toni Cuquerella.
A ‘licença-jardim’ é um acordo feito entre equipes e engenheiros, especialmente quando se há mudanças de times na F1. Isso acontece como um acordo contratual e para que não tenha nenhum conflito de informações.
Como o projetista avisou a Red Bull ainda em 2024 de que não seguiria seus trabalhos, e na sequência informou a ida para a Aston Martin, a multicampeã austríaca chegou ao acordo com o dirigente britânico.
Acontece que mesmo que esteja em ‘gardening leave’, há aqueles que acabam trabalhando informalmente em segundo plano. Mas para Cuquerella, isso não deve acontecer com Newey.
“Tenho certeza de que ele não fará isso. Adrian é alguém que sempre entendeu e respeitou a profissão. Além disso, isso não lhe dá quase nada e, ainda assim, você está arriscando muito para fazê-lo”, disse ao DAZN.