F1
|
3 de outubro de 2023 10:27

F1: Ex-piloto acredita que única chance de Mick Schumacher seria uma vaga na Williams

O ex-piloto de Fórmula 1, Hans-Joachim Stuck, afirmou que Mick Schumacher deve estar pronto para aproveitar uma possível oportunidade no lugar de Logan Sargeant na Williams, mas questiona se a equipe britânica deveria perseverar com o novato norte-americano por mais uma temporada.

Assim como Schumacher fez na temporada passada com a Haas, este ano Sargeant está sendo destaque pelas razões erradas, com o americano sofrendo dois acidentes apenas no fim de semana do Grande Prêmio do Japão.

No entanto, enquanto especialistas e ex-pilotos questionaram se já é hora da Williams dispensá-lo, a equipe está apoiando seu piloto.

O chefe da equipe, James Vowles, deixou claro após Suzuka que a Williams ‘quer que ele tenha sucesso e que esteja no carro no próximo ano ao lado de Alex Albon’.

Mostrando circunstâncias atenuantes para a sequência de corridas sem pontos do jovem de 22 anos, Vowles afirmou que a Williams havia tirado Sargeant diretamente da Fórmula 2 ‘sem nenhum teste significativo’e depois desejaram-lhes boa sorte.

Mas enquanto a Williams deseja sucesso a Sargeant, a fila para substituí-lo parece crescer a cada semana, com Schumacher sendo acompanhado por Felipe Drugovich, além do piloto reserva da AlphaTauri, Liam Lawson.

Stuck, no entanto, acredita que Sargeant merece mais uma chance.

“É a mesma história com Schumacher na Haas no ano passado”, disse Stuck ao Eurosport. “Essas são situações que, na minha opinião, são completamente normais para jovens pilotos. Acidentes acontecem. Se você deve dispensar alguém por causa disso é uma questão diferente.”

O lugar de Sargeant, no entanto, é a única chance do compatriota de Stuck, Schumacher, de retornar ao grid da Fórmula 1 na próxima temporada.

Como tal, o ex-piloto de 72 anos disse: “Se Schumacher quer permanecer na Fórmula 1, ele deve aproveitar uma boa oportunidade. E se alguém sair da Williams e uma porta se abrir para eles, isso seria, claro, muito bom.”

Stuck não acha que seria bom para o alemão aceitar a oferta da Alpine para uma corrida no Campeonato Mundial de Resistência (WEC).

O chefe interino da equipe Alpine F1, Bruno Famin, confirmou esses relatos no GP do Japão, dizendo à imprensa: “É verdade que estamos conversando com Mick sobre a possibilidade de correr em nosso programa de resistência com o A424. Seria uma boa oportunidade para ambas as partes, eu acho. Por enquanto, estamos apenas conversando.”

Stuck teme que isso seja o fim do sonho de Schumacher na Fórmula 1.

“Eu não sei se este é o caminho certo”, disse ele. “Se ele sair agora, então ele está fora da janela.”

No entanto, tendo dito isso, o alemão aceita que seus melhores dias de corrida foram no WEC com a Porsche, onde conquistou os títulos de Le Mans em 1986 e 1987.

“Foi a mesma coisa para mim naquela época. Depois que deixei a Fórmula 1 em 1979, mudei para a Porsche e obtive meus maiores sucessos lá nos Campeonatos Mundiais de Resistência”, disse Stuck.

“Diferente de Schumacher, eu era um pouco mais velho naquela época. Isso é, claro, algo completamente diferente. Só ele pode decidir qual direção sua carreira vai seguir”, finalizou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.