O ex-piloto de Fórmula 1, Jaime Alguersuari, acredita que o grande sucesso de Sebastien Buemi em outras categorias do automobilismo, é uma evidência de que a Red Bull desperdiçou um potencial campeão.
Alguersuari e Buemi fizeram parceria na equipe júnior da Red Bull, Toro Rosso (atual AlphaTauri), de 2009 a 2011, mas ambos foram cortados em favor de Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo, com o último substituindo Mark Webber para acomodar Sebastian Vettel na equipe sênior para 2014.
Enquanto Alguersuari optou por se aposentar das corridas para se tornar DJ, Buemi posteriormente passou a correr em outras categorias com grande sucesso.
O piloto suíço conseguiu ser campeão na Fórmula E, na temporada 2015-2016, além de conquistar três títulos no WEC com a Toyota, e vencer quatro vezes a icônica corrida, 24 Horas de Le Mans.
Alguersuari disse que os sucessos de Buemi em outras categorias após sua passagem pela F1, mostram que a Red Bull estava errada em dispensar seus serviços.
“Onze anos atrás, estávamos tomando café da manhã e nos disseram que seríamos substituídos na Toro Rosso, porque não éramos vencedores”, disse Alguersuari em sua página no Twitter.
“Vamos, por favor, me esquecer por um segundo. Mas Sebastien Buemi, meu ex-companheiro de equipe na F1, continua somando vitórias e troféus.”
“Esqueci quantos títulos mundiais ele já conquistou e não estou apenas feliz e orgulhoso por ele, mas com o passar do tempo percebi quantas vitórias e talvez títulos ele teria conquistado com a Red Bull na F1”, disse ele.
“Mais uma vez, por favor, não me julgue, essa é apenas minha visão pessoal do meu ex-companheiro de equipe, Buemi, com base em estatísticas e fatos. Não quero falar sobre qual teria sido a minha performance”, concluiu Alguersuari.