A Mercedes não conseguiu disputar o título na temporada 2022 da Fórmula 1, e esperava ter conseguido um grande avanço durante as férias para este ano, porém, os testes de pré-temporada não forneceram a confiança necessária para a equipe.
O GP do Bahrein no próximo final de semana, pode dar ao mundo da F1 sua primeira visão sobre se a diferença entre Ferrari e Red Bull diminuiu ou não, e também, se a Mercedes pode ou não entrar na disputa. Falando no podcast Sky Sports F1, o ex-piloto de F1, Karun Chandhok, falou sobre a situação da Mercedes na nova temporada.
“Se na segunda metade do ano a Mercedes estiver muito atrás, então eles terão grandes decisões a tomar. Nesse ponto eles vão esquecer este carro, e ter certeza que estarão fora da luta, e então irão focar no desenvolvimento de um novo conceito para ano que vem, porque você não pode continuar com o mesmo conceito por mais de dois anos”, disse Chandhok.
A equipe Mercedes venceu todos os campeonatos de construtores entre 2014 e 2021. Um período de domínio nunca antes visto na Fórmula 1. Mas eles erraram o alvo quando as mudanças nas regras e regulamentos chegaram na categoria em 2021. Chandhok se pergunta se o departamento de aerodinâmica da equipe, está ou não sob pressão em relação ao seu futuro.
“Se você fosse alguém como Mike Elliot (diretor técnico da Mercedes) e o departamento de aerodinâmica, deve estar começando a sentir a pressão em termos de confiança. A curva de desenvolvimento será fascinante. Se eles conseguirem encontrar as respostas e liberar esse potencial sobre o qual continuam falando, então eles podem construir sobre isso”, concluiu Chandhok.