Nos últimos dois anos, a Fórmula 1 testemunhou Max Verstappen assumir o posto de Lewis Hamilton como o piloto a ser batido, com 27 vitórias em 36 corridas. No entanto, o ex-piloto de F1, Pedro de la Rosa, questionou se Charles Leclerc poderia fazer o mesmo se estivesse na mesma equipe de Verstappen.
De la Rosa acredita que tanto Hamilton quanto Fernando Alonso poderiam desafiar Verstappen no mesmo carro, criando uma competição mais acirrada, ao passo que seu companheiro de equipe atual, Sergio Perez, teve um desempenho bem menos consistente, conquistando apenas quatro vitórias no mesmo período.
“Se você colocar Lewis ou Fernando naquele carro, não seria fácil para Max vencê-los”, afirmou De la Rosa no podcast F1 Nation. “Seria muito, muito desafiador para qualquer um dos três, porque eu os considero os três melhores pilotos da categoria. Seria decidido nos detalhes.”
No entanto, Leclerc não se encaixa na equação de De la Rosa. O ex-piloto espanhol não considera que o monegasco esteja entre os três melhores pilotos da F1, principalmente devido à sua inconsistência. Leclerc, que corre pela Ferrari desde 2019, conquistou apenas cinco vitórias em 96 corridas, com grande parte da culpa sendo atribuída ao desempenho abaixo do esperado dos carros da Ferrari. No entanto, erros e acidentes do próprio piloto também contribuíram para essa falta de consistência.
De la Rosa continuou: “Eu poderia ter colocado Lando Norris lá, George Russell também, eu acho que todos são pilotos excepcionais, não me interpretem mal. Mas estou olhando para os pilotos mais consistentes em uma era. E esses são Lewis, Fernando e Max.”
O ex-piloto destacou que esses três pilotos sempre entregam performances especiais, independentemente das condições e dos carros em que estão competindo. No entanto, ele reconheceu o potencial de Leclerc: “Charles é fantástico, com certeza. Mas só o tempo dirá se ele entrará nesse top três. E isso é algo que todos saberemos nos próximos anos.”
De acordo com De la Rosa, a temporada atual tem sido desafiadora para Leclerc devido à natureza inconsistente do carro da Ferrari, o SF-23, que parece ser sensível a diferentes compostos de pneus e apresenta mudanças imprevisíveis de características durante as corridas.
No entanto, com Verstappen a caminho de conquistar seu terceiro título na F1, Hamilton e Alonso travam uma disputa acirrada pelo terceiro lugar no campeonato, separados por apenas seis pontos no momento. Quanto a Leclerc, ele ocupa a sexta posição, com 53 pontos a menos que Verstappen, e foi superado por seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, nas últimas duas corridas.