O Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 deste domingo trouxe números fascinantes, com Oscar Piastri se tornando o mais novo vencedor da categoria e Lewis Hamilton alcançando um marco histórico como o primeiro piloto a conquistar 200 pódios. Confira nosso resumo pós-corrida para mais detalhes:
A corrida de ontem marcou o 49º “1-2” da McLaren, sendo apenas o segundo nos últimos 14 anos (o anterior foi em Monza 2021 com Daniel Ricciardo e Lando Norris).
A última vez que a McLaren fez um “um-dois” na Hungria foi em 1999, com Mika Hakkinen e David Coulthard.
Piastri é o quinto australiano a vencer um Grande Prêmio de campeonato mundial, seguindo os passos de Jack Brabham, Alan Jones, Mark Webber e Daniel Ricciardo.
Piastri é o primeiro vencedor de corrida de F1 nascido no século XXI (abril de 2001).
Curiosamente, na última corrida, Lewis Hamilton foi o vencedor mais velho do século XXI.
Piastri é o 115º piloto a vencer um Grande Prêmio de campeonato mundial.
É a primeira vez que dois pilotos da mesma equipe conquistam suas primeiras vitórias na mesma temporada desde a Williams em 2001, com Ralf Schumacher e Juan-Pablo Montoya.
Esta é a 44ª vitória de um piloto da Austrália, superando a Itália para o sétimo lugar na tabela de nações de todos os tempos.
Agora, há sete vencedores diferentes nesta temporada, o maior número na era híbrida (a última temporada com mais vencedores foi em 2012, com oito vencedores).
Norris terminou em segundo lugar 12 vezes em sua carreira, mas só tem uma vitória.
A McLaren agora tem 11 pódios neste ano, mas esta é a primeira vez nesta temporada que ambos os pilotos terminam no pódio na mesma corrida.
Após terminar em P3, Hamilton se torna o primeiro piloto na história a alcançar 200 pódios na carreira (Michael Schumacher é o segundo com 155).
Este foi o 12º pódio de Hamilton no Hungaroring.
Após sua vitória na última rodada, foi a primeira vez que Hamilton terminou no pódio em corridas consecutivas desde Espanha e Canadá 2023.
Com o P4 para a Ferrari, Charles Leclerc marcou tantos pontos (12) quanto nos quatro Grandes Prêmios anteriores combinados.
Max Verstappen cruzou a linha em P5 para a Red Bull, após sofrer uma colisão pela segunda vez em três Grandes Prêmios (ele fez contato com Norris na Áustria), e terminou na mesma posição.
No segundo carro da Ferrari, Carlos Sainz terminou em P6, seu nono consecutivo a marcar pontos no Hungaroring.
No segundo carro da Red Bull, Sergio Perez terminou em P7, tendo começado em 16º no grid.
Perez não tem um resultado entre os seis primeiros nos últimos sete Grandes Prêmios.
George Russell foi P8 após começar em 17º no grid.
Russell marcou apenas quatro pontos nos dois Grandes Prêmios desde que venceu na Áustria.
Yuki Tsunoda foi P9 para a RB, seu sétimo resultado nos pontos na temporada.
Lance Stroll superou o companheiro de equipe Fernando Alonso pela última vaga nos pontos por 4.484s.
Stroll também terminou em 10º no Grande Prêmio da Hungria de 2023.
Com tantos momentos memoráveis, o GP da Hungria 2024 ficará marcado na história da Fórmula 1 por esses feitos impressionantes.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.