Frederic Vasseur, chefe da equipe Ferrari de Fórmula 1, enfatizou que a equipe não pode contar com a busca por uma “solução mágica” em sua tentativa de superar o déficit para a Red Bull durante a pré-temporada.
A marca italiana enfrentou dificuldades ao longo de 2023 com o imprevisível carro SF-23, uma evolução do F1-75 vencedor de corridas. Apesar de uma melhoria após as férias de verão e uma vitória no Grande Prêmio de Singapura, a única que não foi da Red Bull no ano, a equipe de Maranello não conseguiu uma segunda vitória devido ao ritmo superior da Red Bull nas corridas.
Vasseur alertou que a equipe não deve acreditar que a vantagem da Red Bull vem de uma única área. “Acho que o erro seria imaginar que a Red Bull tem uma bala mágica de cinco décimos ou que fizemos um passo em algo,” disse Vasseur. “O desempenho vem de todos os lugares na empresa, na capacidade de produzir peças mais rapidamente, em uma melhor confiabilidade.”
Ele destacou os pontos perdidos pela equipe por vários motivos, incluindo confiabilidade e desqualificação, e enfatizou a necessidade de melhorar em todas as áreas, como aerodinâmica e motor. “O mais importante é que as mil pessoas que temos na equipe estejam convencidas de que todas contribuem e estão tentando empurrar um pouco o limite, mesmo que seja por milésimos de segundo, o que é suficiente para dar um grande passo.”
Vasseur também negou que um impulso implacável de atualizações fosse a razão para a ressurgência da Ferrari, atribuindo isso a um melhor entendimento do SF-23. “Estou mais do que satisfeito porque entre Zandvoort e hoje, não mudamos muito o carro,” explicou Vasseur. “Tivemos uma atualização no Japão, eu acho, mas basicamente mantivemos o mesmo carro e fomos capazes de fazer um trabalho muito melhor com um melhor entendimento do carro, melhor configuração do carro e uma melhor abordagem dos pilotos.”
Vasseur concluiu, destacando que a equipe ainda tem espaço para melhorar em todas as áreas, o que é um bom sinal para o desenvolvimento do próximo ano.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.