A Ferrari construiu um ótimo carro para a temporada 2022, e parecia estar forte na disputa pelo título na Fórmula 1. Nas primeiras etapas da temporada, Charles Leclerc levou vantagem sobre Max Verstappen e a Red Bull, mas logo perdeu esse domínio e ficou para trás. O ex-piloto de F1, atualmente na Indy, Romain Grosjean, no entanto, acha que 2022 ainda é um bom indicativo que a Ferrari pode ser mais forte na próxima temporada.
Mattia Binotto deixou a Ferrari logo após o encerramento da temporada 2022, e será substituído por Frederic Vasseur no cargo de chefe de equipe na Scuderia. O francês deve garantir que a Ferrari possa ser campeã nas próximas temporadas, embora isso não seja uma tarefa nada fácil.
Não foi apenas uma coisa que deu errado para a Ferrari em 2022. O principal foram os erros de estratégia da equipe, mas o motor provou ser menos confiável do que se pensava, e além disso, Leclerc cometeu alguns erros significativos, que o levaram a perder pontos importantes no campeonato. Segundo Grosjean, porém, a Ferrari não precisa se preocupar com o monegasco.
“Charles tem feito um ótimo trabalho”, afirmou o piloto francês em conversa com a Motorsport Magazine. “Ele cometeu alguns erros, mas é sempre quando você tenta alcançar resultados que você comete erros. Se você está na frente e as coisas são muito suaves, é mais fácil do que quando você está tentando alcançar alguém.”
Grosjean está convencido de que os italianos tiveram uma temporada de aprendizado, e que a Ferrari voltará forte no próximo ano. “Acho que a Ferrari vai aprender com este ano, e acho que eles estarão na disputa pelo título no ano que vem”, finalizou.