O chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, acredita que o forte desempenho da equipe no GP do Japão de Fórmula 1, demonstra que seus problemas com o desgaste dos pneus estão sob controle.
Na temporada passada, o primeiro ano de Vasseur no comando da equipe, foi problemático desde o início, já que a Ferrari lutava com um carro imprevisível e muito sensível ao vento. Embora a equipe italiana tenha conseguido a única vitória não-Red Bull do campeonato (Carlos Sainz no GP de Singapura), transformar o ritmo promissor nas sessões de classificação em resultados consistentes nas corridas, foi um desafio.
No entanto, a Ferrari teve sucesso em desenvolver o SF-24, um carro mais dócil e que tem sido menos agressivo com os pneus Pirelli do que seu antecessor problemático. Apesar de largar da quarta e oitava posições no grid em Suzuka, Carlos Sainz manteve a sequência de 100% de pódios da Ferrari nesta temporada, ao terminar em terceiro, seguido por Charles Leclerc em quarto.
“Honestamente, acho que tudo correu muito bem neste domingo. A estratégia foi a certa para os dois carros. O gerenciamento de pneus esteve sob controle, o pit stop foi bom, o ritmo estava bom. Estou realmente convencido de que tivemos um bom domingo. Se temos que mudar alguma coisa, é mais no sábado que precisamos melhorar do que no domingo. Mas foi um bom trabalho em equipe”, acrescentou.
Sobre a estratégia de Leclerc, que fez apenas uma parada, Vasseur comentou: “Funcionou bem com ambos os jogos de pneus. Quando você fala do primeiro stint, é depois da segunda largada, mas os dois stints correram muito bem, porque também fizemos pit stops bem cedo. Acho que o último stint foi de cerca de 30 voltas com o pneu duro, o que foi bem ambicioso se você olhar para o que a Mercedes fez. Mas sinceramente, tivemos uma degradação muito, muito baixa e não sei se poderíamos fazer mais 20 voltas, mas acho que não. Mas ainda estava sob controle e tínhamos a possibilidade de estender um pouco, mas era mais uma questão de gerenciamento de pneus, gestão de posição e assim por diante.”
Enquanto isso, Sainz estendeu seu segundo stint para ter uma vantagem nas voltas finais, a qual ele utilizou para superar Lando Norris e Leclerc e conquistar outro pódio, em P3.
Perguntado se a corrida em Suzuka confirmou que a Ferrari está no caminho certo, Vasseur respondeu: “Acho que desde o início da temporada estamos muito melhor no gerenciamento e degradação dos pneus. Conseguimos fazer a volta mais rápida em Jeddah e Melbourne na última volta. Quase foi o caso hoje por um décimo, eu acho. Acho que demos um passo muito bom nisso. Trabalhamos muito em nossos pontos fracos e melhoramos muito no gerenciamento de pneus, pilotos, estratégia e equipe. Com certeza, mas agora temos outras fraquezas e temos que melhorar em outro lugar, se quisermos fazer um trabalho melhor”, disse ele.
No entanto, Vasseur alertou que os problemas de degradação de pneus da Ferrari podem voltar a ocorrer, e a responsabilidade recai sobre a equipe para administrar suas chances em cada corrida. “Acho que isso está muito bem controlado agora. O que é verdade em um dia não é verdade no outro dia sobre o gerenciamento de pneus. Não devemos considerar que isso está feito. Na China, teremos outro asfalto, condições climáticas diferentes e será um novo desafio”, encerrou Vasseur.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.