F1: Ferrari fica ao lado da Mercedes contra aumento de potência do motor Renault

O chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, admitiu que não está receptivo ao pedido da Renault por uma dispensa especial para o desenvolvimento do motor, a fim de diminuir sua defasagem de potência para outros fabricantes.

Embora a Comissão da Fórmula 1 tenha concordado na semana passada que a unidade de potência da Renault, que equipa os carros da Alpine, esteja cerca de 30 cavalos abaixo da concorrência, ainda não há acordo sobre como a FIA permitirá que a equipe alcance seus adversários.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, afirmou que o pedido da Renault por uma solução de uma taxa de fluxo de combustível maior que o permitido, seria um desastre que poderia arruinar a F1.

O chefe da Ferrari, Vasseur, concorda com isso. “Quando interrompemos o desenvolvimento do motor, concordamos que aqueles que pareciam estar muito atrás receberiam apoio em circunstâncias excepcionais”, disse ele ao ‘Formula Passion’ da Itália. “No entanto, não tenho certeza de que a Renault atenda a essas condições”, acrescentou.

Ele concorda com Wolff que permitir que a Alpine use uma taxa de fluxo de combustível maior, é uma medida muito artificial para a Fórmula 1. “O princípio é o mesmo que no túnel de vento”, disse o francês. “Lá, quem está por último no campeonato é quem recebe mais horas, mas eles não recebem um carro mais leve”.

“Você os ajuda a desenvolver, mas não distribui benefícios”, continuou Vasseur. “Caso contrário, isso seria a introdução de um ‘Balance of Performance’, mas então não haveria mais competição”.

Na Comissão da F1, equipes rivais também não estavam receptivas ao pedido da Williams por uma exceção ao teto orçamentário para investir milhões a mais na infraestrutura desatualizada da equipe. “Já mudamos as regulamentações com bastante frequência”, disse Vasseur quando perguntado sobre isso.

“O caráter estável atual da competição, é na minha opinião, devido à estabilidade que o esporte oferece. Se você mudar as regulamentações toda semana porque alguém se beneficia com isso, afeta essa estabilidade.”, cocnluiu o chefe da Ferrari.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.