Foto: Ferrari
No primeiro dia de ação do Grande Prêmio da Bélgica de 2023, a equipe da Ferrari demonstrou uma performance impressionante em condições instáveis. Charles Leclerc e Carlos Sainz pareceram os mais confiantes no clima chuvoso que atingiu Spa na sexta-feira, levando essa forma para a sessão de qualificação mais tarde.
Max Verstappen, da Red Bull, foi o mais rápido, com uma vantagem impressionante de 0,8 segundos sobre o resto do campo. No entanto, devido a uma penalidade de cinco posições no grid por uma mudança de caixa de câmbio, será Leclerc quem largará na pole.
Leclerc, que teve dificuldades em condições semelhantes este ano – na Espanha, Canadá e Áustria – atribuiu a melhoria de sua performance ao trabalho em seu estilo de pilotagem e abordagem em tais sessões. Sainz, por outro lado, poderia ter estado mais próximo de seu companheiro de equipe se não tivesse um grande momento nas Curvas 8 e 9 em sua última volta. Ainda assim, ele vai começar na segunda fila e espera se posicionar para um pódio no domingo.
Enquanto isso, o líder do campeonato, Max Verstappen, não teve um dia tranquilo, conseguindo apenas passar para a Q2 com o 10º tempo mais rápido. Apesar do seu desempenho menos do que ideal, a superioridade do Red Bull deste ano e o fato de ter vencido a corrida do ano passado a partir do 14º lugar, fará com que Verstappen espere nada menos que uma oitava vitória consecutiva no domingo.
A Mercedes teve uma sorte mista, com Lewis Hamilton terminando a classificação em terceiro, à frente de seu companheiro de equipe George Russell. Os dados da simulação de classificação sugerem que eles poderiam cair atrás da McLaren se o tempo estiver seco amanhã.
Por outro lado, a McLaren parece ter caído na ordem de classificação. Apesar disso, a equipe conseguiu confortavelmente colocar ambos os carros na Q3, com a performance de Oscar Piastri sendo um destaque.
A chuva constante limitou a coleta de dados e configura um fim de semana emocionante. Com a falta de prática de longo prazo, as equipes estarão contando com simulações pré-evento para julgar as longas corridas para o Sprint de sábado e o Grande Prêmio de domingo. Isso adiciona uma pitada de imprevisibilidade ao fim de semana, tornando as próximas corridas ainda mais intrigantes.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.