F1: Ferrari SF-25 completa 141 voltas no primeiro dia de testes em Sakhir

Hamilton e Leclerc dividem tempo de pista e destacam boa estreia do novo carro

A Ferrari completou um total de 141 voltas, equivalente a 763 km, no primeiro dia de testes de pré-temporada no Bahrein. A equipe dividiu o tempo de pista entre Lewis Hamilton e Charles Leclerc, que se concentraram na correlação de dados e na familiarização com o novo SF-25, sem buscar tempos rápidos.

Lewis Hamilton foi o primeiro a pilotar o carro, completando 70 voltas (379 km). A Ferrari utilizou rakes aerodinâmicos nos primeiros giros para coletar dados enquanto o britânico rodava com pneus C2. No decorrer da sessão, Hamilton testou diferentes configurações aerodinâmicas e cargas de combustível, além de realizar simulações de largada e pit stops.

O heptacampeão registrou seu melhor tempo em 1:31.834 com pneus C3.

Após o teste, Hamilton comentou sua experiência ao guiar um carro da Ferrari pela primeira vez:

“Testar sempre é empolgante. É a primeira vez que você vê o que todos desenvolveram e pode começar a sentir seu próprio carro e o que esperar do ano. Estar aqui com a Scuderia Ferrari HP e no SF-25 pela primeira vez é uma sensação incrível. Nosso foco agora é experimentar diferentes coisas, coletar o máximo de dados possível e nos familiarizar com o carro, e já aprendemos muito. Ainda é cedo para entender realmente o desempenho, mas tudo parece bom e, como equipe, estamos trabalhando para otimizar cada stint. Temos mais trabalho nos próximos dias para entender o carro da melhor forma possível, mas no momento estou ansioso para voltar à pista amanhã.”

F1 2025, Testes, Bahrein, pré-temporada
Foto: XPB Images

Após a pausa para o almoço, os ajustes foram feitos para Charles Leclerc assumir o comando do SF-25. O monegasco seguiu um programa praticamente idêntico ao de Hamilton, iniciando com pneus C2 antes de testar os C3.

Leclerc percorreu 71 voltas (384 km) e marcou um tempo mais rápido que seu companheiro, registrando 1:30.878 com pneus C3.

Durante a sessão da tarde, uma queda de energia geral no circuito interrompeu as atividades por quase uma hora. A FIA e as equipes decidiram estender o treino até as 20h00 para compensar o tempo perdido.

Ao fim do dia, Leclerc destacou a importância da coleta de dados para os próximos dias:

“É bom estar de volta à pista. Toda a equipe se esforçou muito no projeto do SF-25 durante a pausa de inverno, então é emocionante finalmente começar a trabalhar com ele. Sempre é positivo ter uma sessão tranquila, sem nada inesperado em termos de programação, embora, claro, ainda seja muito cedo para tirar conclusões sobre nosso desempenho. Vamos analisar os dados de hoje e usar o que aprendermos para começar os trabalhos novamente amanhã.”

Dia 2: Mesma programação
A Ferrari seguirá o mesmo cronograma nesta quarta-feira (27), com Hamilton na pista pela manhã e Leclerc assumindo no período da tarde.