A FIA bateu o martelo quanto Red Bull e Aston Martin terem falhado em cumprir as exigências do teto orçamentário da F1 na temporada 2021. Nesta segunda-feira (10), a entidade máxima anunciou que ambas as equipes falharam em cumprir os procedimentos estabelecidos. Além disso, a Red Bull foi pega extrapolou o limite financeiro do teto, mas em menos de 5%.
As informações sobre os times que haviam ultrapassado o limite de gastos na temporada passada começaram a surgir durante o final de semana do GP de Singapura. Já na época, o corpo governamental emitiu nota dizendo que puniria de acordo com o regulamento estabelecido.
Tanto a falha procedural quanto o extrapolamento financeiro podem resultar em multas financeiras e/ou pequenas punições com efeito esportivo, que podem ser uma reprimenda, dedução de pontos do campeonato de construtores e/ou pilotos, limitação em testes em túnel de vento e/ou redução do teto orçamentário daquela equipe no ano posterior.
A FIA, no entanto, não anunciou ainda nenhuma punição para as equipes infratoras e deve anunciar posteriormente.
“O FIA Cost Cap Administration (CCA) está atualmente determinando o apropriado curso das ações que serão tomadas em relação às quebras de regulamento da Red Bull e Aston Martin e mais investigações serão divulgadas.”, lê-se no comunicado da FIA.
Então, na imprensa italiana, onde começaram os primeiros boatos do ocorrido, o que se apontava é que os dois times gastaram mais do que 5% do valor limite do orçamento. Portanto, as punições previstas seriam mais duras. O que não foi comprovado, já que a FIA informa que a Aston Martin teve uma falha procedural e a Red Bull, além da falha procedural, extrapolou menos de 5% do valor estabelecido como teto para 2021.
O teto orçamentário entrou na F1 na última temporada. O valor estipulado para as equipes é de $ 145 mi [cerca de R$ 750 milhões] e visava manter os gastos sob controle e, portanto, manter a competitividade do grid alta com as equipes equiparadas.
O processo de auditoria é feito pelo painel da FIA Cost Cap Administration (CCA), e verifica se cada equipe cumpriu o limite de gastos, examinando as finanças de todas as equipes para garantir que nenhuma violação tenha ocorrido.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.