F1
|
13 de dezembro de 2024 09:23

F1: FIA atualiza regulamentos técnicos, esportivos e financeiros

O Conselho Mundial de Automobilismo aprovou mudanças nos regulamentos esportivos, técnicos, financeiros e operacionais da Fórmula 1, conforme a FIA anunciou na quarta-feira (11). As alterações visam aprimorar a segurança dos pilotos e refletir uma linguagem mais inclusiva nos documentos oficiais.

Entre as principais novidades, estão as regulamentações contra riscos de calor extremo. A partir de 2025, será obrigatório o uso de kits de resfriamento para os pilotos em condições climáticas extremas. Essa decisão surge após o GP do Catar de 2023, onde vários pilotos enfrentaram exaustão térmica, levando Logan Sargeant, da Williams, a abandonar a prova e vários outros passando muito mal.

Outra atualização importante é a implementação de linguagem neutra nos regulamentos esportivos. Termos anteriormente masculinos, como ‘ele’ e ‘dele’, serão substituídos por referências neutras, como ‘o piloto’. A medida já havia sido adotada na Fórmula 2 e Fórmula 3 em 2023.

Além disso, as regras financeiras serão ajustadas para permitir que iniciativas de sustentabilidade fiquem fora do limite orçamentário em 2025 e 2026, apoiando os esforços da F1 para alcançar a neutralidade de carbono até 2030.

Por fim, a FIA introduziu os Regulamentos Operacionais, que controlam atividades das equipes fora dos finais de semana de corrida. Elementos como restrições de testes aerodinâmicos e de unidades de potência, além dos períodos obrigatórios de paralisação, foram transferidos das regras esportivas para essa nova seção.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.