Foto: XPB Images
O Conselho Mundial de Automobilismo aprovou mudanças nos regulamentos esportivos, técnicos, financeiros e operacionais da Fórmula 1, conforme a FIA anunciou na quarta-feira (11). As alterações visam aprimorar a segurança dos pilotos e refletir uma linguagem mais inclusiva nos documentos oficiais.
Entre as principais novidades, estão as regulamentações contra riscos de calor extremo. A partir de 2025, será obrigatório o uso de kits de resfriamento para os pilotos em condições climáticas extremas. Essa decisão surge após o GP do Catar de 2023, onde vários pilotos enfrentaram exaustão térmica, levando Logan Sargeant, da Williams, a abandonar a prova e vários outros passando muito mal.
Outra atualização importante é a implementação de linguagem neutra nos regulamentos esportivos. Termos anteriormente masculinos, como ‘ele’ e ‘dele’, serão substituídos por referências neutras, como ‘o piloto’. A medida já havia sido adotada na Fórmula 2 e Fórmula 3 em 2023.
Além disso, as regras financeiras serão ajustadas para permitir que iniciativas de sustentabilidade fiquem fora do limite orçamentário em 2025 e 2026, apoiando os esforços da F1 para alcançar a neutralidade de carbono até 2030.
Por fim, a FIA introduziu os Regulamentos Operacionais, que controlam atividades das equipes fora dos finais de semana de corrida. Elementos como restrições de testes aerodinâmicos e de unidades de potência, além dos períodos obrigatórios de paralisação, foram transferidos das regras esportivas para essa nova seção.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.