F1: FIA emite nota lembrando proibição de comemorações na cerca do pitwall

A FIA emitiu uma mensagem para todas as equipes da Fórmula 1, destacando que é proibido escalar a cerca do pitwall para celebrar vitórias na linha de chegada.

Nos últimos anos, tornou-se uma tradição os membros das equipes subirem na cerca do pitwall, para comemorar vitórias ou posições de pódio de seus pilotos quando eles recebem a bandeira quadriculada.

O piloto vencedor geralmente se move para o lado do pitwall na pista, para se aproximar de seus colegas. Isso cria o risco de um membro da equipe ser colocado em uma situação perigosa, se escorregar ou cair na pista.

Essa ação de escalar a cerca, foi originalmente proibida na temporada de 2006, mas não foi fiscalizada nem reprimida.

O Apêndice H, Artigo 2.3.2 do Código Esportivo Internacional (ISC) da FIA afirma: ‘Os organizadores de corridas são lembrados de que o pit lane representa uma área potencialmente perigosa durante uma corrida, não apenas por causa dos carros de corrida que o utilizam, mas também tendo em vista os acidentes que possam ocorrer devido aos carros estarem na pista de corrida adjacente a ela’.

‘Portanto, o acesso ao pit lane deve ser reservado exclusivamente durante os treinos e corridas, para pessoas especialmente autorizadas e com um trabalho específico a fazer’.

‘A plataforma de sinalização do pit wall deve ser proibida a todos, exceto oficiais autorizados ou pessoal das equipes, com passe especial. A presença de qualquer pessoa nessa zona deve ser estritamente proibida durante a largada de uma corrida, a menos que haja proteção adequada no local, a critério do diretor de prova, se designado, ou do secretário do circuito’.

‘O pessoal das equipes só é permitido no pit lane, imediatamente antes de ser obrigado a trabalhar em um carro e deve se retirar assim que o trabalho for concluído’.

‘É proibido ao pessoal escalar a cerca da parede do box (pitwall) a qualquer momento. Qualquer ação de uma equipe que viole esta proibição será relatada aos comissários’.

Antes do GP da Austrália deste próximo final de semana, o diretor de corrida da F1, Neils Wittich, afirmou que a situação será monitorada de perto. “É proibido subir na cerca do pitwall a qualquer momento”, afirmou ele, citando o artigo do ISC.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.