A FIA vai reforçar o combate à lentidão excessiva na Fórmula 1, principalmente durante as sessões de classificação para os GPs. A medida entra em vigor já na temporada 2024, que começa neste final de semana no Bahrein.
O diretor de prova Niels Wittich, explicou a decisão em nota oficial da FIA. Na temporada passada, a entidade já havia começado a fiscalizar o tempo de volta na classificação em alguns finais de semana. A preocupação é que pilotos deliberadamente lentos atrapalhem a volta rápida de outros competidores, tornando a classificação injusta e podendo causar congestionamentos na pista.
A partir de agora, pilotos que andarem de forma excessivamente lenta na classificação serão investigados após a sessão. Outra manobra usada na temporada passada para criar brechas na pista, como pilotar lentamente no pit lane, também será proibida.
Na nota do diretor de prova, ele esclarece: “Os pilotos devem ficar abaixo do tempo máximo definido pela FIA em pelo menos um setor de fiscalização e nas duas linhas de safety car (cada setor é delimitado por painéis luminosos da FIA). Qualquer piloto que exceder o tempo máximo, poderá ser considerado excessivamente lento. Os incidentes serão normalmente investigados após a sessão. Vale ressaltar que esta medida não substitui os Artigos 33.4 e 37.5 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 da FIA, que se aplicam a todo o circuito, incluindo o pit lane.”
O piloto da Red Bull, Max Verstappen foi o principal alvo de críticas por adotar frequentemente a estratégia de pilotar lentamente nas sessões de classificação na temporada passada.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.