Lando Norris recebeu uma dura punição de 10s de stop and go durante o GP do Catar da F1. Com isso, a FIA explicou a razão de ter dado tal penalização ao titular da McLaren.
Em determinado momento da prova, o espelho do carro de Alexander Albon se desprendeu e ficou no meio do traçado na curva 1, causando uma bandeira amarela. Nisso, o britânico não desacelerou no setor, recebendo a sanção que mudou todo o curso do restante de sua corrida.
A punição derrubou Norris de segundo para a 15ª colocação e, com isso, precisou escalar o pelotão. No final, cruzou a linha de chegada na décima colocação e ainda conseguiu salvar o ponto de volta mais rápida.
A McLaren questionou a severidade da punição, mas a FIA se mostrou firme na decisão. “A penalização foi em acordo com os guias de punições circulados nos termos de 19 de fevereiro de 2024”, declarou um documento oficial.
“Uma infração em bandeira amarela dupla é considerado um sério comprometimento da segurança e, por isso, tais atitudes recebem punição tão severa”, completou.