A segurança no automobilismo é uma prioridade máxima, e a FIA está constantemente buscando meios para melhorar todos os aspectos das corridas, não só na Fórmula 1, mas em todas as categorias, seja para os pilotos, pessoal de pista ou espectadores. A mais recente medida introduzida pela FIA, é a homologação de uma nova cerca de detritos mais alta, que proporcionará um nível adicional de proteção em áreas de maior risco de acidentes.
Essa nova cerca para detritos de 6 metros de altura, desenvolvida pela empresa suíça Geobrugg, já foi homologada pela FIA. Ela foi projetada para fornecer níveis de proteção aprimorados em setores de pista mais expostos a risco, como curvas de alta velocidade, elevações íngremes ou arquibancadas que possam estar expostas a detritos que possam ‘voar’.
De acordo com os regulamentos da FIA, todos os novos circuitos devem usar esses produtos homologados, enquanto os circuitos de Grau 1 existentes, devem substituir uma cerca pela solução homologada assim que ela for quebrada ou danificada. Os circuitos de Grau 2 precisarão cumprir essa regra a partir de 2026, enquanto a cerca de 6 metros de altura também pode ser usada como um produto padrão se o circuito quiser fornecer segurança aprimorada.
Vários circuitos já usam cercas de 6 metros de altura, como Suzuka, Bahrein, Monza, Interlagos e Fuji, mas estas não foram testadas com os mais altos padrões de segurança exigidos para receber a homologação da FIA. A versão da Geobrugg é a primeira cerca dessa altura aprovada pela, tendo sido submetida a uma série de testes exigentes para obter o status de homologação do Padrão FIA 3502-2018, incluindo o disparo de uma esfera de 780 kg, de um trenó a 60 km/h, e o impacto de um carro em tamanho real a 120 km/h, garantindo que ele permaneça dentro de uma zona de impacto de 3 metros.
É uma boa notícia para o público também, pois um aumento no espaçamento dos cabos acima de uma altura de 3 metros garante a máxima visão para os espectadores nas arquibancadas e menos interferência, ao mesmo tempo em que oferece maior proteção contra detritos ‘voadores’.
Jochen Braunwarth, diretor de soluções de automobilismo da Geobrugg, afirmou: “Nosso objetivo de manter espectadores, trabalhadores e oficiais seguros em um circuito de corrida, deu mais um passo na direção certa. O aumento da altura da cerca contra detritos oferece um nível mais alto de segurança contra detritos ‘voadores’, que potencialmente cairiam nas arquibancadas ou em outras áreas com espectadores. Estar perto da ação e a segurança é um equilíbrio delicado, e na maioria das vezes sempre houve exposição a riscos adicionais em comparação com outras áreas. Esse risco adicional foi agora contido com uma nova solução mais alta, proporcionando proteção contra detritos ‘voadores’ de carros que tenham colidido”, encerrou o diretor da empresa.