F1: FIA inicia investigação sobre grua entrando na pista durante GP do Japão

Durante o GP do Japão deste domingo, um incidente sério aconteceu. Logo após a largada, uma bandeira vermelha foi acionada. No entanto, enquanto os carros ainda passavam pela pista, um pequeno trator estava na pista, causando a procuração e irritação por parte de muitos. A FIA disse que lançará uma “revisão dos eventos envolvendo a entrada de veículos de recuperação”.

O incidente que deixou Pierre Gasly, da AlphaTauri, extremamente furioso e indignado, além de posteriormente deixar outros pilotos igualmente inconformados, não causou irritação à toa. Um acidente no GP do Japão em 2014, em que Jules Bianchi acertou um trator que estava na pista, acabou tirando a vida do piloto. Depois disso, foram implementadas regras para evitar que o mesmo episódio se repetisse. Porém, após 8 anos, a F1 cometeu o mesmo erro. Felizmente, não houve acidente, mas as consequências de um descuido como este poderiam ter sido altas.

A grua tentava recuperar o F1-75 de Carlos Sainz, que havia escapado da pista por conta da chuva e batido nas barreiras. Vários pilotos já se manifestaram sobre o ocorrido, dizendo que “isso nunca deve acontecer novamente”, pedindo que as corridas fossem interrompidas antes do trator entrar na pista.

A FIA declarou: “Embora seja prática normal recuperar carros em condições de Safety Car e Bandeira Vermelha, devido às circunstâncias particulares e também levando em consideração o feedback de vários pilotos, a FIA lançou uma revisão completa dos eventos envolvendo a entrada de veículos de recuperação durante o GP do Japão.

“Isso faz parte da prática comum de reunião após corrida e análise de todos os incidentes para garantir melhorias contínuas de processos e procedimentos.”