O GP da Arábia Saudita foi marcado pela confusão a respeito de uma punição dada a Fernando Alonso, após a cerimônia do pódio, por não ter cumprido uma penalização anterior, o que resultou na perda do terceiro lugar. Contudo, o espanhol voltou à terceira posição após a FIA acatar um pedido de revisão da Aston Martin.
Alonso se posicionou no grid fora da área determinada pelo colchete, assim recebeu uma punição de 5s. O bicampeão foi pagar a penalidade durante sua parada nos boxes, na volta 19 de 50.
Dessa forma, a equipe deveria esperar os 5s para mexer no AMR23. Porém, um mecânico acabou encostando o macaco na traseira do carro, resultando em uma punição de 10s, informada ao final da etapa.
A Aston Martin então recorreu da decisão dos comissários. As alegações da equipe de Silverstone foram de que o regulamento menciona sobre não conduzir trabalhos no carro e não que nenhuma peça pode tocá-lo.
A FIA, por sua vez, alegou que foi acordado em uma reunião do Comitê Consultivo do Esporte que “nenhuma parte do carro poderia ser tocada enquanto uma penalidade estava sendo cumprida, pois isso constituiria trabalho no carro”.
Em contrapartida, a Aston Martin mostrou aos comissários sete vídeos em que carros foram tocados pelo macaco enquanto cumpriam uma penalidade semelhante sem serem penalizados. Sendo assim, o órgão regulador voltou atrás na decisão.
Após a polêmica, a FIA informou que irá fazer uma revisão das regras antes da próxima etapa, o GP da Austrália, marcado para o fim de semana do dia 2 de abril.
“A decisão posterior dos comissários de ouvir e conceder o direito de revisão ao competidor foi resultado de novas evidências sobre a definição de ‘trabalhar no carro’, para a qual havia precedentes conflitantes, e isso foi exposto por esta circunstância específica”, afirmou um porta-voz da organização.
“Este tópico será, portanto, abordado no próximo Comitê Consultivo Esportivo que acontecerá na quinta-feira, 23 de março, e um esclarecimento será feito antes do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 da FIA de 2023. Essa abordagem aberta para a revisão e melhoria de seus processos faz parte da missão contínua da FIA de regular o esporte de forma justa e transparente”.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.