A FIA decidiu intervir para garantir a segurança nos circuitos da Fórmula 1, proibindo o uso de fumaça laranja, sinalizadores e fogos de artifício durante as corridas, especialmente nos GPs que atraem multidões de fãs de Max Verstappen, como os GPs da Holanda, Bélgica e Áustria.
Tempos atrás, era a fumaça vermelha que dominava o cenário, especialmente durante o GP da Itália, com os Tifosi usando sinalizadores vermelhos para apoiar a Ferrari em sua era dominante com Michael Schumacher. Hoje, a fumaça é laranja e é dedicada a Verstappen, piloto da Red Bull.
Apesar das boas imagens produzidas, o uso desse artifício já criou situações perigosas, afetando a visibilidade dos pilotos. Em alguns casos, sinalizadores também foram lançados perigosamente na pista. Diante disso, os organizadores das corridas em Zandvoort e Spa-Francorchamps já haviam proibido esses produtos.
Porém a partir de 2024, a FIA formalizou a proibição total desses ‘produtos pirotécnicos’ no Código Desportivo Internacional, abrangendo qualquer dispositivo que produza efeitos luminosos, sonoros, gasosos ou de fumaça, incluindo, mas não se limitando, a sinalizadores, bombas de fumaça e fogos de artifício. A medida visa priorizar a segurança dos pilotos, equipes e espectadores durante os eventos.