F1
|
3 de dezembro de 2024 15:09

F1: FIA propõe mudanças que centralizam poder em meio a polêmicas

Segundo a BBC Sport, a FIA, órgão regulador da Fórmula 1, está avaliando revisões importantes em suas políticas internas que podem limitar a supervisão de sua liderança. As propostas visam reduzir o alcance dos comitês de ética e auditoria, transferindo mais poder para o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e o presidente do senado da entidade.

Caso aprovadas, essas mudanças dariam aos líderes maior controle sobre investigações éticas e financeiras. Entre as alterações, destaca-se a remoção do direito do comitê de auditoria de conduzir investigações sem autorização do presidente do senado.

As propostas surgem após um ano turbulento, com os comitês investigando alegações contra Ben Sulayem relacionadas à sua conduta. Além disso, a gestão do atual presidente da FIA enfrenta críticas por: demissões de Niels Wittich (ex-diretor de prova) e Tim Mayer, (ex-comissário), tensão com a GPDA após episódio de linguagem inadequada; e falhas no GP do Catar, onde a demora em reagir a um espelho solto de Alex Albon resultou em danos a outros carros.

A reestruturação está prevista para votação em 13 de dezembro, durante a Assembleia Geral da FIA.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.