A FIA anunciou ações emergenciais para evitar que novos focos de incêndio prejudiquem a classificação para o GP do Japão de Fórmula 1 2025, após mais interrupções causadas por fogo ao redor da pista de Suzuka durante o TL3. Apesar de medidas iniciais adotadas entre as sessões de sexta e sábado, dois novos incêndios ocorreram na última atividade livre, provocando uma perda total de 15 minutos no cronograma.
Os incêndios têm sido causados por faíscas geradas pelas placas de titânio sob os carros — conhecidas como skid blocks —, que entram em contato com a grama seca nas laterais da pista e acabam iniciando o fogo. O problema já havia surgido durante o TL2, somando-se às interrupções causadas pelo forte acidente de Jack Doohan e a escapada de Fernando Alonso, o que comprometeu boa parte da coleta de dados das equipes.
Na sexta-feira, a FIA emitiu um comunicado se comprometendo a realizar ações preventivas. Entre elas, estavam o corte da grama o mais baixo possível e a remoção de restos secos e soltos das áreas mais críticas ao redor do traçado. A federação também afirmou que, antes do TL3, as áreas gramadas seriam umedecidas e equipes de resposta rápida seriam posicionadas estrategicamente ao longo da pista.
Apesar dessas medidas, novos focos de incêndio voltaram a ocorrer neste sábado. Um deles surgiu logo nos primeiros minutos do TL3, e outro, mais próximo do fim da sessão, impediu que os carros voltassem à pista para suas últimas voltas rápidas. A FIA então decidiu reforçar ainda mais sua resposta para garantir que a classificação não sofra novos atrasos.
Segundo novo comunicado oficial, “todo o tempo e recursos disponíveis serão direcionados para intensificar o umedecimento da grama antes da sessão de classificação”. A prioridade é evitar qualquer interrupção na definição do grid de largada para a corrida de domingo, que acontece às 2h no horário de Brasília.
Os incêndios têm sido uma preocupação incomum em Suzuka, onde as condições secas e os ventos nesta época do ano criaram um ambiente mais propício para esse tipo de incidente. A FIA segue monitorando de perto a situação, com foco em preservar a segurança dos pilotos, equipes e profissionais que trabalham ao redor da pista.
O GP do Japão marca a terceira etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. A classificação acontece na madrugada deste sábado (5), às 3h, e a corrida tem largada marcada para as 2h, no horário de Brasília, do domingo (6). O F1MANIA.NET acompanha todas as sessões com cobertura em tempo real. A Band transmite a classificação e a corrida ao vivo na TV aberta, enquanto o F1 TV Pro exibe todo o fim de semana com imagens. O Bandsports transmite todas as sessões com exceção da corrida.
Além do drama fora da pista, a disputa por posições promete ser intensa. McLaren e Mercedes surgem como favoritas após os treinos livres, com Red Bull e Ferrari tentando se aproximar. O brasileiro Gabriel Bortoleto, que corre pela Sauber, segue representando o Brasil na principal categoria do automobilismo mundial e busca mais um bom desempenho em sua temporada de estreia.