A FIA anunciou um significativo retorno financeiro durante as Assembleias Gerais de 2024 em Kigali, Ruanda. Os resultados financeiros até o momento de 2024 são marcados por uma redução significativa dos custos operacionais da FIA, impulsionada por um aumento na receita e economia.
O status operacional melhorado, confirmado durante as duas reuniões do Conselho Mundial em Kigali, mostra um retorno à lucratividade, apesar de uma série de novas iniciativas. A FIA prevê um resultado operacional de € 2,2 milhões em 2024, uma evolução notável, considerando que estava em € -24,0 milhões em 2021.
Esse resultado operacional previsto, seria o melhor dos últimos sete anos e o primeiro positivo desde 2018. Esse retorno destaca o progresso sendo feito para trazer governança financeira robusta e eficiências à federação. Várias medidas foram introduzidas para racionalizar os procedimentos contábeis e de relatórios da FIA para criar um modelo financeiro sustentável.
Isso também é produto de uma ampla reforma da FIA introduzida pelo presidente da organização, Mohammed Ben Sulayem. Isso incluiu uma auditoria financeira totalmente independente da FIA.
Ben Sulayem afirmou: “Essa conquista é resultado de nosso compromisso de reformar a organização nas áreas de governança e finanças. A nova liderança da FIA herdou uma situação financeira que não era sustentável em 2022. Trabalhamos duro para reduzir um déficit considerável e estabilizamos a saúde financeira geral da federação. Implementamos medidas de contenção de custos e estratégias de geração de receita para colocar a FIA em uma base financeira mais sustentável, para cumprir nosso objetivo principal de apoiar nossos clubes membros”, completou.