A FIA anunciou um significativo retorno financeiro durante as Assembleias Gerais de 2024 em Kigali, Ruanda. Os resultados financeiros até o momento de 2024 são marcados por uma redução significativa dos custos operacionais da FIA, impulsionada por um aumento na receita e economia.
O status operacional melhorado, confirmado durante as duas reuniões do Conselho Mundial em Kigali, mostra um retorno à lucratividade, apesar de uma série de novas iniciativas. A FIA prevê um resultado operacional de € 2,2 milhões em 2024, uma evolução notável, considerando que estava em € -24,0 milhões em 2021.
Esse resultado operacional previsto, seria o melhor dos últimos sete anos e o primeiro positivo desde 2018. Esse retorno destaca o progresso sendo feito para trazer governança financeira robusta e eficiências à federação. Várias medidas foram introduzidas para racionalizar os procedimentos contábeis e de relatórios da FIA para criar um modelo financeiro sustentável.
Isso também é produto de uma ampla reforma da FIA introduzida pelo presidente da organização, Mohammed Ben Sulayem. Isso incluiu uma auditoria financeira totalmente independente da FIA.
Ben Sulayem afirmou: “Essa conquista é resultado de nosso compromisso de reformar a organização nas áreas de governança e finanças. A nova liderança da FIA herdou uma situação financeira que não era sustentável em 2022. Trabalhamos duro para reduzir um déficit considerável e estabilizamos a saúde financeira geral da federação. Implementamos medidas de contenção de custos e estratégias de geração de receita para colocar a FIA em uma base financeira mais sustentável, para cumprir nosso objetivo principal de apoiar nossos clubes membros”, completou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.