O diretor de corridas da FIA, Niels Wittich, afirmou que a FIA reintroduziu o limite máximo de tempo para todas as voltas de classificação da Fórmula 1, antes do Grande Prêmio do Japão.
A medida foi usada pela última vez no GP da Itália, quando os pilotos estavam reduzindo a velocidade no setor final da volta para tentar alcançar uma volta ‘limpa’, com o perigo de colisões dos carros quase parados, serem atingidos por outro a toda velocidade.
Em resposta aos incidentes, a FIA juntamente com Wittich, implementaram uma regra que significa que todas as voltas na classificação estariam sujeitas à regra, e não apenas nas voltas de entrada, como é normalmente o caso nos GPs.
No entanto, para o GP de Singapura, a regra de ‘todas as voltas’ foi retirada, o que permitiu que os pilotos diminuíssem a velocidade em suas voltas de saída, criando um quase acidente no Q1, com quase metade do grid agrupado.
Em suas notas pré-evento no Japão enviadas às equipes e pilotos, Wittich confirmou a reintrodução da regra de ‘todas as voltas’ em Suzuka.
“Pela condução segura e ordenada do evento, exceto em circunstâncias excepcionais aceitas como tais pelos comissários, qualquer piloto que exceder o tempo máximo da segunda linha do Safety Car até a primeira linha do Safety Car, EM QUALQUER volta durante e após o final da sessão de classificação, incluindo voltas de entrada e voltas de saída, pode ser considerado como indo desnecessariamente devagar”, escreveu Wittich em suas notas do evento para os pilotos.
Isso não significa que um piloto será penalizado automaticamente, no entanto, se um piloto puder apresentar evidências aceitáveis de por que não atendeu ao tempo mínimo, os comissários podem optar por não impor uma penalidade.
Foi o que aconteceu com Carlos Sainz e Charles Leclerc em Monza, onde foi constatado que os dois haviam saído da trajetória para permitir que carros mais rápidos passassem sem impedimentos, excedendo assim o tempo imposto.
Após a segunda sessão de treinos livres na sexta-feira, Wittich confirmará às equipes e pilotos, qual será o tempo máximo de volta que estará em vigor no sábado em Suzuka.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.