O debate sobre o retorno dos motores V10 pode ter sido abafado após o GP do Bahrein, mas a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) agora quer colocar sob os holofotes uma alteração importante nas regras dos motores 2026 que pode impactar diretamente o desempenho dos carros, de acordo com o The Race.
Trata-se da redução da potência máxima de saída da bateria de 350 kW para 200 kW durante as provas. Com isso, os carros teriam um melhor aproveitamento da bateria, que poderia ser utilizada por mais voltas e evitaria o alto desgaste em traçados que exigem muita potência como Monza, Spa-Francorchamps e Jeddah, palco recente do GP da Arábia Saudita.
Outro benefício que essa proposta pode trazer é o aumento de chances de ultrapassagem, já que o modo overtake deve permanecer em 350 kW, já que haverá uma diferença maior entre os carros que usarem esse recurso e os que não usarem.
A proposta da FIA chega após algumas equipes contestarem e levantarem preocupações sobre a unidade de potência a ser utilizada a partir de 2026. Christian Horner, da Red Bull, acredita que a medida em relação à potência é uma boa escolha: “O que queremos evitar é uma situação em que os pilotos tenham que economizar no meio da reta. Isso frustraria os pilotos e seria ruim para o espetáculo de uma corrida intensa.”
“A FIA tem todas as informações, e esperar até o início do próximo ano para agir pode ser tarde demais. Ainda temos oito meses para resolver isso”, acrescentou o chefe da equipe de Max Verstappen e Yuki Tsunoda.
Já Toto Wolff segue mantendo a postura da Mercedes em se opor à equipe austríaca. “Acho que devemos seguir com o que foi decidido na última reunião sobre os motores e ver como as coisas se desenvolvem no próximo ano, em vez de tentar prever como tudo vai ser. “Mas acredito que, mais uma vez, isso é jogada política, baseada em suposições e opiniões. Não há dados que sustentem nenhuma dessas preocupações. É apenas mais uma opinião. De novo”, disse ele.
A discussão sobre as novas regras para os motores deve acontecer na próxima semana, durante a programação do GP de Miami.