Embora a parceria totalmente americana entre a Andretti Autosport e a GM-Cadillac seja tudo o que a Liberty Media poderia querer para tornar a F1 ainda mais popular, principalmente nos EUA, a FIA reagiu de maneira bastante ‘morna’ ao anúncio das empresas americanas que querem entrar na Fórmula 1.
A FIA tem sido um grande obstáculo para a Andretti em seus planos de ingressar na F1. A Andretti quer ser a 11ª equipe no grid da categoria o mais rápido possível, mas sempre encontra oposição da FIA e das atuais equipes da F1. Embora o bloco Andretti/Cadillac pareça uma grande adição para a categoria, a resposta da FIA ao anúncio feito hoje foi apenas protocolar.
O Racer.com, conversou com um porta-voz da FIA e reproduziu a resposta oficial: “A FIA está estudando a ‘Expressão de Interesse’ e apresentará uma atualização em um futuro próximo. As notícias de hoje dos EUA são mais uma evidência da popularidade e crescimento do Campeonato Mundial de F1 da FIA. É muito bom saber que há interesse de duas marcas icônicas como Cadillac e Andretti Global”.
Além disso, a FIA soa principalmente cautelosa, enfatizando que a colaboração ainda não dá às duas marcas uma garantia para o futuro. A FIA tratará do pedido da Cadillac/Andretti de acordo com seus protocolos estabelecidos. O porta-voz acrescentou: “Há um grande interesse no projeto da F1 neste momento, com uma série de conversas em andamento que não são tão visíveis quanto outras”.
Talvez a coisa mais interessante que a FIA diz nesta declaração, é que outras conversas menos visíveis também estão em andamento. Isso só pode adicionar credibilidade aos rumores que circulam sobre uma possível entrada na F1 de outros interessados, como a Ford, a Hyundai, e uma equipe do bilionário Calvin Lo.
De qualquer maneira, a Andretti se fortaleceu com essa parceria com a Cadillac, que faz parte do grupo da GM. Isso deve dar mais consistência à solicitação da entrada do grupo na F1.
Resta ver se as atuais equipes da categoria vão continuar resistindo à ideia de ‘dividir o bolo’ dos lucros, em relação à Andretti-Cadillac, e também em um futuro próximo às outras grandes empresas interessadas em entrar na Fórmula 1.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.