A FIA informou que tomará uma decisão final sobre a entrada da Cadillac na Fórmula 1 em poucas semanas. A montadora norte-americana se prepara para ingressar na categoria na temporada 2026, quando novos regulamentos técnicos entrarão em vigor, após um acordo fechado no final do ano passado, permitindo essa entrada, mas deixando-a sujeita à confirmação.
O projeto vem sendo desenvolvido há algum tempo, tendo sido iniciado pelo ex-piloto de F1 Michael Andretti, cuja candidatura foi inicialmente aceita pela FIA. No entanto, a F1 expressou preocupações com a configuração original, levantando dúvidas sobre a competitividade da equipe. Isso ocorreu apesar do compromisso da General Motors (GM), que se comprometeu a construir e fornecer unidades de potência para a equipe de Andretti, embora vários anos após o planejado pela equipe para sua entrada na categoria.
Uma série de mudanças organizacionais no ano passado, teve Michael Andretti se afastando de uma posição de liderança, com a GM (proprietária da marca Cadillac) aumentando seu envolvimento no projeto. Após um acordo com a GM no final de 2024, a F1 continuou a monitorar a situação e agora está se aproximando do final de sua avaliação.
“A FIA está atualmente revisando a entrada da Cadillac”, disse um porta-voz da FIA ao RacingNews365. “Estamos nas etapas finais da devida diligência e esperamos concluir o processo em breve. Estamos nos passos finais deste processo e esperamos chegar a uma resolução em questão de semanas.”
Enquanto isso, a Cadillac já fez várias contratações importantes nos últimos meses, trazendo Pat Symonds como seu diretor técnico. Symonds possui vasta experiência trabalhando no esporte e recentemente trabalhou com a própria F1 como líder de seu departamento técnico. A equipe também contratou Graeme Lowdon como seu diretor de equipe, que ocupou pela última vez uma posição de liderança em uma equipe de F1 na extinta equipe Manor.
A Cadillac já fechou um acordo com a Ferrari para fornecimento de unidades de potência e caixas de câmbio em 2026 e 2027, enquanto a General Motors continua a construir seu próprio motor, previsto para ser implementado em 2028.
Quanto ao rigoroso teto orçamentário em vigor, a FIA confirmou que o limite a que as dez equipes atuais estão vinculadas, se aplicaria à Cadillac se sua entrada para a temporada de 2026 for concretizada.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.