Foto: Divulgação / Pirelli
Lewis Hamilton encerrou seus testes com o carro SF-23 da Ferrari, após atingir o limite de quatro dias e 1000 km estabelecido pelas regras de Testes de Carro Anterior (TPC). O piloto britânico estreou pela Ferrari no circuito de Fiorano no dia 22 de janeiro, utilizando o carro da temporada 2023 da Fórmula 1.
Posteriormente, Hamilton e o companheiro de equipe, Charles Leclerc, compartilharam o SF-23 em dois dias de testes no Circuito de Barcelona-Catalunha. A programação foi interrompida por um acidente de Hamilton no segundo dia. Apesar do incidente, o piloto retornou à pista para um quarto dia de testes com o SF-23, encerrando sua participação nos testes TPC.
Os testes TPC são permitidos para carros com pelo menos dois anos de idade. As regras permitem que pilotos titulares completem no máximo 1000 km em quatro dias. Pilotos reservas e das academias das equipes, como Antonio Giovinazzi, Zhou Guanyu e Dino Beganovic, têm permissão para um máximo de vinte dias de testes ao longo do ano.
A limitação dos testes TPC para pilotos titulares foi implementada, justamente após a Ferrari questionar a natureza de um teste realizado pela Red Bull Racing com Max Verstappen em 2023. Na ocasião, a Red Bull utilizou o carro campeão de 2022 para coletar dados comparativos com o RB20. O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, expressou preocupações sobre a vantagem que tais testes poderiam proporcionar, classificando-os como ‘mais desenvolvimento do que qualquer outra coisa’.
Vasseur sugeriu uma revisão das regras, separando os dias de testes para pilotos titulares e não titulares. Sua sugestão foi adotada, resultando nas atuais regras que limitam os pilotos titulares a quatro dias de testes TPC. Após os testes com o SF-23, Hamilton agora se prepara para a apresentação do carro de 2025 da Ferrari, onde irá participar de um ‘dia de filmagem’ em 19 de fevereiro, e para os testes de pré-temporada no Bahrein, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, quando pilotará o novo carro da equipe.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.