A Red Bull Racing teve um GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 frustrante e com resultado abaixo do que esperava, pois Max Verstapeen terminou a corrida apenas em P6 e Sergio Perez abandonou a prova, no GP de encerramento da temporada 2024.
Christian Horner, chefe da equipe: “Primeiramente, temos que parabenizar a McLaren, é incrivelmente difícil ganhar um campeonato e eles não tiraram o pé do acelerador durante toda a temporada. Todo o crédito a quem é devido, eles merecem esse troféu. Para nós, em uma temporada onde vencemos nove corridas, mais do que qualquer outra equipe e defendemos com sucesso o campeonato de pilotos, equivale a um ano excepcional. Max tem sido excelente. Foi uma longa temporada com 24 corridas e nada disso teria sido possível sem o trabalho duro de todos aqui na pista e em Milton Keynes. Sua motivação e determinação contínuas ao longo do ano foram longas e implacáveis, da mesma forma o apoio de todos os nossos parceiros, sem eles nada disso seria possível e somos extremamente gratos por tudo o que eles trazem e o que continuamos a construir. Igualmente um agradecimento especial à Honda e sua consistência e contribuição. Eu também gostaria de agradecer aos nossos fãs, é por causa de vocês que estamos aqui e é por isso que corremos, simplesmente não haveria F1 se não fosse por eles. Finalmente, um agradecimento especial a Max e Checo. Seu trabalho duro e busca incansável ao longo da temporada nem sempre renderam os frutos que mereciam, mas eles permaneceram comprometidos e resolutos durante todo o tempo. Vamos procurar recarregar as energias nos próximos meses, à medida que nos dirigimos para 2025 e esperamos voltar a lutar mais uma vez. Obrigado a todos, desejamos a vocês boas festas e um próspero Ano Novo!”, concluiu.
Verstappen: “Minha largada foi boa e eu entrei por dentro e então percebi que seria difícil no ápice da curva com Oscar (Piastri). Eu tentei ficar na zebra, mas infelizmente rodei, o que não foi nada bom. Eu já me desculpei com Oscar, ele é um dos últimos caras com quem você quer se tocar e não foi ótimo. Depois disso, tive uma corrida difícil e estávamos lutando com os pneus porque eles estavam superaquecendo. Nós ficamos presos naquela posição infelizmente, então não compensamos com o ritmo. Foi uma temporada longa e não havia muito pelo que lutar
hoje. Estou ansioso pela pausa, vou desligar, relaxar e passar um tempo muito necessário com amigos e família. Temos coisas para trabalhar para o próximo ano e já temos boas ideias, mas veremos quando entrarmos no carro no próximo ano. Tivemos uma temporada de altos e baixos e a McLaren foi muito forte de Miami em diante. Quero agradecer à equipe pela temporada, foi longa, mas nos mantivemos unidos e, no final das contas, sair com um título no campeonato de pilotos foi fantástico”, acrescentou.
Perez: “Não foi um ótimo ano e queríamos um resultado melhor hoje, mas no final, provavelmente resumiu a temporada. Foi muito lamentável ter uma colisão com Valtteri (Bottas), eu estava virando na curva seis e fui atingido pela traseira. Acho que ele deixou para frear tarde demais, mas tive a sensação de que o carro já estava danificado antes disso. Eu estava trocando de marcha e a caixa de câmbio estava girando, então acho que havia potencialmente um problema no motor antes. Acabei perdendo a tração e não consegui continuar. Estou aliviado que esta temporada acabou de certa forma, foi um ano muito frustrante e difícil. Estou feliz que tudo acabou e posso olhar para frente agora. Veremos o que acontece nos próximos dias. Eu não sei o que vai acontecer no momento, tenho um contrato e a equipe e eu temos conversado. É um caso de discutir o que é melhor para todos daqui para frente”, completou o piloto mexicano.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.