A temporada 2023 da Fórmula 1 foi mais um capítulo duro para Lewis Hamilton. Sem vitórias pelo segundo ano consecutivo, o heptacampeão confessou estar ‘emocionalmente drenado’, após a corrida final em Abu Dhabi.
Desde a mudança de regulamentos técnicos no ano passado, a Mercedes perdeu terreno para as equipes rivais, deixando Hamilton distante da disputa pelo título. Sua última vitória remonta ao GP da Arábia Saudita de 2021.
Apesar das dificuldades, Hamilton concluiu a temporada em terceiro lugar no campeonato, à frente do companheiro de equipe George Russell (oitavo). Em entrevista, o britânico ressaltou o impacto emocional da temporada 2023: “Não estou esgotado, mas sim emocionalmente drenado por todo o ano.”
Hamilton atribui parte da exaustão à intensa logística da temporada, destacando a dura viagem entre Las Vegas e Abu Dhabi para a última corrida: “Foi muito difícil para todos. O deslocamento das equipes de Las Vegas para Abu Dhabi foi complicado. Acredito que isso melhore no ano que vem.”
Além das demandas físicas, Hamilton menciona o contexto global conturbado como fator adicional de desgaste: “É uma temporada muito longa. Com toda a negatividade no mundo, manter uma atitude positiva o ano todo tem sido bastante desgastante”, finalizou o britânico.
Mais do que apenas os resultados em pista, o desafio mental e emocional também pesa na vida dos pilotos. A confissão do heptacampeão abre espaço para um diálogo sobre o bem-estar mental e as pressões enfrentadas por atletas de alto rendimento.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.