O GP de Las Vegas da F1 foi daqueles para esquecer para Oscar Piastri. Durante a prova, o australiano recebeu uma penalização de 5s, o que acabou comprometendo toda a sua disputa no Vegas Strip.
O motivo da punição foi por ter alinhado de maneira errada na largada, estando um pouco à frente de seu colchete na oitava posição do grid de saída – o problema foi seus pneus dianteiros, estando para fora da marcação e quebrando o artigo 41.1.c do regulamento esportivo.
No documento, foi explicado que “os fiscais revisaram a posição e o sistema de dados, vídeo, e determinaram que parte dos pneus do carro #81 estavam fora das linhas do grid no momento do sinal de largada.”
“Isso é uma quebra do artigo 48.1.c do Regulamento Esportivo da FIA. Isso causa uma penalização mandatória de tempo sob o artigo 54.3 do Regulamento Esportivo. Dada a extensão limitada da quebra, determinamos que 5s seria apropriado”, continuou.
“Os competidores são lembrados de que têm o direito de apelar certas decisões dos fiscais, em acordo com o artigo 15 do Código internacional do Esporte da FIA e capítulo 4 das Regras Judiciais e Disciplinares da FIA, com os tempos limite aplicados”, completou.
A penalização de Piastri foi paga em seu primeiro pit-stop, mas prejudicou o restante de sua prova. Nisso, o piloto cruzou a linha de chegada na sétima colocação, uma atrás de seu companheiro Lando Norris.