Giancarlo Fisichella correu na Fórmula 1 por mais de uma década, alcançando nove pódios, incluindo três vitórias. O italiano, agora com 50 anos, atualmente participa de corridas de resistência, mas ainda segue de perto a F1, e elogiou Max Verstappen.
O ex-piloto de equipes como Benetton, Renault e Force India, correu por um bom tempo contra o heptacampeão Michael Schumacher. “Acho que não havia ninguém tão forte quanto Michael no gerenciamento de pneus. Ele continua sendo o número um até hoje nisso, mas quando falamos de talento para pilotar, Max está no mesmo nível. Em Miami, ele foi sensacional”, disse Fisichella.
Com o RB19, Verstappen tem o melhor carro da F1 no momento, o que acaba ajudando bastante, inclusive por ser um carro que causa baixo desgaste de pneus.
Além disso, a velocidade máxima é impressionantemente alta, especialmente quando o DRS é acionado, mas mesmo assim, Fisichella falou ao jornal La Gazzetta dello Sport: “O piloto faz a diferença. Pode acontecer que Sergio (Perez), com o mesmo carro, ganhe algumas corridas por temporada. Mas quando falamos de campeonato, não há competição. Acho que Max está destinado a dominar por muito tempo.”
Verstappen estreou na Fórmula 1 aos 17 anos. Ele está agora em sua oitava temporada no mais alto nível e a inexperiência deu lugar à astúcia e consistência. O holandês sabe que às vezes tem que ter paciência, onde a juventude ainda prevalecia nas primeiras temporadas.
Como Verstappen agora é bem mais experiente, mesmo com apenas seus 25 anos, ele dificilmente pode ser derrotado. Fisichella acha que ele é imensamente forte em todas as condições. “Ele está completo. Se olharmos para o que ele já conquistou e está fazendo na sua idade, ele está até à frente dos grandes do passado que vieram antes dele. Apenas Charles Leclerc pode ser comparado a ele nesse aspecto. E de qualquer maneira, um piloto como Verstappen nasce uma vez a cada 20 anos”, encerrou o italiano.