F1: Fittipaldi acredita que Leclerc e Sainz estão sob grande pressão na Ferrari

O ex-piloto e bicampeão de Fórmula 1 em 1972 e 1974, Emerson Fittipaldi, manifestou sua simpatia pelos pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz. Em entrevista ao italiano Kelbet, o brasileiro comentou sobre o desempenho da Ferrari nesta temporada, destacando como é difícil a posição dos pilotos na equipe italiana neste momento.

Depois que a Ferrari conseguiu desafiar a Red Bull pelo título no início da temporada passada, as expectativas eram altas para a Scuderia este ano. Isso foi reforçado durante o intervalo entre as temporadas, quando o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, afirmou: “É claro que o título deve ser o objetivo agora. O novo chefe da equipe, Fred Vasseur, sabe o que tem que fazer.”

Essas expectativas se transformaram em pressão, não apenas para a própria equipe, mas certamente para os pilotos também, acredita Fittipaldi. “Acho que Carlos Sainz e Charles Leclerc estão sob pressão por causa das expectativas vindas da Ferrari. As expectativas vêm de toda a Itália, de todos os fãs da Ferrari no mundo. Há uma coisa que acontece quando a Ferrari não vai bem, eles dizem: ‘A culpa é do piloto’. É muito difícil ser piloto da Ferrari. Há uma expectativa que vem da história, do nome, de tudo”, acrescentou o brasileiro.

A Ferrari ficou famosa por fazer escolhas estratégicas frequentemente erradas, durante a temporada 2022. Segundo Fittipaldi, isso certamente não ajudou na confiança dos pilotos.

“Eu acho que o que aconteceu nos últimos dois anos com a estratégia da Ferrari, os erros, tudo isso pressionou ainda mais os pilotos. É uma posição difícil para eles. Não é fácil estar lá. Ferrari significa paixão pelas corridas. Se você vai para o paddock da F1, os mecânicos da Ferrari estão muito orgulhosos daquele uniforme vermelho, com muita história. Eles estão muito orgulhosos. Mas ao mesmo tempo, todos exigem resultados. Não importa qual seja o seu papel dentro da equipe, se você fizer parte da Ferrari, você estará sob enorme pressão”, concluiu Fittipaldi.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.