Até o momento, Mick Schumacher, que hoje corre pela Haas, ainda não garantiu um assento para o próximo ano. A equipe americana, pela qual compete atualmente, ainda possui uma vaga remanescente. No entanto, não é certo de que renovem o contrato do alemão. A outra única equipe que ainda possui uma vaga sobrando é a Williams, e Emerson Fittipaldi acha que Schumacher deveria escolher a equipe britânica ao invés de continuar com os americanos.
Anteriormente, o chefe da Haas, Guenther Steiner, havia declarado que as chances de Mick continuar na equipe eram de 50%, porém, esta semana os comentários em torno da equipe estão sugerindo o contrário. O proprietário da equipe, Gene Haas, disse que suas batidas estão superando as vezes em que pontuou na temporada, com três batidas contra duas finalizações entre os dez primeiros. “Acho que Mick tem muito potencial.
“Mas você sabe que ele custa uma fortuna e destruiu muitos carros que nos custaram muito dinheiro que simplesmente não temos.”
No dia seguinte das falas de Haas, Steiner declarou seu apreço por Daniel Ricciardo – que já declarou que não estará no grid em 2023. O chefe italiano ainda falou que o australiano seria um “grande sucesso” na Haas, e que “se estiver interessado em nós, ele não tem vergonha de me ligar.”
Tudo isso dá a entender que as chances de Mick podem ser menores do que ditas anteriormente por Guenther, porém não significa que ele esteja de fora da F1 no próximo ano. Jost Capito, chefe da Williams, admitiu recentemente que o piloto alemão “é definitivamente uma opção” para o lugar que ainda resta em seu time ao lado de Alex Albon. Fittipaldi também disse que seria a “melhor equipe”.
“Com certeza Mick Schumacher poderia estar em uma equipe melhor, porque a Williams está melhorando”, disse o bicampeão mundial ao Vegas Insider.
“Eles têm potencial para melhorar.
“Pode ser uma equipe muito boa no futuro para Mick, se isso acontecer, porque a equipe está pronta para ir para o próximo nível muito em breve.”
Ainda na entrevista, o brasileiro comentou sobre a ida de Nyck De Vries para a AlphaTauri em 2023, dizendo que “é uma decisão muito boa.
“Ele está sob um time muito bom sob o comando de Franz Tost. É uma equipe muito especial. Eles amam corridas.
“Ele foi muito impressionante em sua corrida com a Williams e tenho certeza de que está ansioso para correr com a AlphaTauri na próxima temporada.
“Tenho certeza de que ele buscará bons resultados, sem dúvidas.”
Emerson se referiu ao GP da Itália, em que De Vries substituiu Alex Albon na Williams. Na ocasião, em sua corrida de estreia na F1, ele conseguiu superar o companheiro de equipe Nicholas Latifi, pontuando com seu nono lugar em Monza.
O neto de Fittipadi não teve a mesma sorte. Pietro Fittipaldi está com a equipe Haas há algum tempo como reserva, entretanto, não conseguiu um assento fixo na equipe até o momento. O campeão mundial de 1972 e 1974, disse que “faltam mais equipes”, e que está ansioso para ver o neto no TL1 do GP dos Estados Unidos deste fim de semana.
“Para Pietro, é bom para sua carreira continuar fazendo testes.
“Ele é muito rápido. É um piloto muito talentoso.
“E os testes ajudarão a mostrar seu talento. Ele está pilotando e praticando muito bem. Estou muito feliz.
“Ele dará informações à equipe e isso os ajudará a melhorar o carro.
“Tenho certeza de que Kevin [Magnussen] o apoiará, com certeza.
“Ter alguém como Magnussen ao seu lado para ajudar é ótimo. Tenho certeza de que Pietro ficará muito empolgado com a oportunidade.
“E precisamos de mais equipes de F1 para esses jovens talentos – mais vagas e mais oportunidades disponíveis.”