A Red Bull Racing surpreendeu a todos ao realizar mudanças significativas no carro de Sergio Perez durante a corrida Sprint do GP do Catar de Fórmula 1, que acabaram beneficiando Max Verstappen na sessão de classificação para o GP de domingo.
Verstappen, que largou em sexto na corrida Sprint, conseguiu conquistar a pole position para o GP, superando George Russell por apenas cinco centésimos de segundo.
“Foi uma grande virada da equipe”, disse Horner ao canal oficial da F1. “Muito trabalho duro entre as sessões, analisando os dados e fazendo muitas mudanças. Então, um grande esforço de equipe. Max conseguiu extrair o máximo de desempenho.”
Perez largou do pit lane na corrida Sprint, pois a Red Bull decidiu sacrificar sua 16ª posição no grid para fazer mudanças no carro. A equipe trocou a asa dianteira durante a corrida para coletar dados e orientar as escolhas de configuração para a sessão de classificação.
“Fizemos algumas mudanças no carro do Checo, tirando-o do ‘Parque Fechado’, afirmou Horner. “Isso definitivamente teve um papel no que fizemos aqui para a sessão de classificação. Obviamente, olhando os dados, havia três curvas em que estávamos muito ruins ontem: curva um, curva dois e a última curva. Conseguimos resolver isso hoje”, acrescentou.
Horner afirmou que as melhorias feitas pela equipe no carro superaram suas expectativas. “Nenhum de nós esperava esse tipo de virada. Então, um trabalho incrível de toda a equipe. Tenho que elogiar a equipe de engenharia e todo o suporte no Reino Unido, porque algumas grandes mudanças foram feitas entre as sessões. Max sentiu imediatamente, ele disse: ‘O carro está mais conectado, sinto mais aderência’, e ele realmente usou isso. Então, foi um trabalho fenomenal.”
A Red Bull venceu apenas um dos últimos doze GPs e Horner espera que as condições mais frias no Catar ajudem a equipe a ter uma chance de vitória no domingo.
“Esperamos que as mudanças que fizemos hoje, também se apliquem para amanhã. Está muito frio aqui. Fazer esses pneus funcionarem é muito importante. Eles duraram bem na corrida anterior, a degradação foi muito baixa e espero ver isso novamente amanhã”, finalizou o chefe da Red Bull.