A equipe Haas considerou que teve uma sexta-feira ‘interessante’ de treinos livres para o GP da Itália de Fórmula 1. No TL2, Alex Albon terminou em um bom P7 e Logan Sargeant em P16.
Dave Robson, chefe de desempenho: “Foi um dia muito interessante, inteiro com pista seca. Houve mais variação no plano de corrida e no uso dos pneus do que o normal numa sexta-feira, mas estamos felizes com o que fizemos, e achamos que tivemos uma boa visão dos compostos macios e médios em condições de pista relevantes. O carro não estava bem equilibrado no TL1, mas no TL2 ambos os pilotos estavam muito mais felizes e agora temos um carro no qual podemos trabalhar durante a noite. Existem algumas melhorias que podemos fazer, mas nenhum problema importante a ser corrigido. É sempre muito difícil compreender as diferenças de ritmo em Monza, pois os pilotos fazem diferentes programas de corrida, com diferentes modos na unidade de potência. No entanto, estamos satisfeitos por termos tido um início consistente e podemos tentar continuar com isso nos próximos dois dias”, concluiu.
Albon: “A configuração de baixo downforce é difícil e não acho que seja particularmente boa para ninguém, mas apesar disso, o carro parece bom. Estamos fazendo um programa alternativo do que a maioria das pessoas, apenas tentando ter certeza de que entendemos o pneu médio que vai para o Q2 amanhã, pois isso será importante para tentarmos nos preparar adequadamente para chegar ao Q3. Há problemas ligeiramente diferentes que estou sentindo com o carro, mas nada que eu não possa resolver, então veremos isso amanhã. O importante é que estamos envolvidos, mas não quero falar tão cedo. Para o TL3 de amanhã, precisamos avaliar e ver o que todos os outros estão fazendo, nos ajudando a entender onde queremos nos concentrar”, acrescentou.
Sargeant: “Foi muito complicado hoje, tenho certeza que todos estão achando complicado com o baixo downforce que temos aqui, mas definitivamente há algum tempo para encontrar amanhã. Não creio que estejamos muito longe, mas queremos dar alguns passos à frente. Tenho certeza de que amanhã será o caso de evitar o caos que Monza costuma trazer, colocar os pneus na janela certa e fazer boas voltas, esperando que isso nos deixe em uma boa posição. O objetivo amanhã para mim é fazer um passo a passo. O primeiro objetivo é chegar ao Q2 e depois pensar no resto”, finalizou.