F1: “Foram-se os dias em que a Red Bull vencia de qualquer forma,” diz Brundle

O Grande Prêmio da Bélgica de F1 revelou que Max Verstappen já não tem o mesmo domínio de antes.

Martin Brundle, ex-piloto de F1 e atual comentarista, observou que os tempos em que Verstappen facilmente conquistava vitórias estão passando. O tricampeão de F1, que começou a corrida em 11º após uma penalização no grid, não conseguiu alcançar o topo do pódio e terminou em quarto lugar.

Em 2022, Verstappen venceu seus adversários, incluindo o companheiro de equipe Sergio Perez, com uma diferença de quase 18 segundos, apesar de começar em 14º devido a penalidades. No ano passado, ele também teve um desempenho sólido, vencendo com uma vantagem de pouco mais de 22 segundos após partir de sexto lugar.

“Verstappen foi necessariamente muito cauteloso na primeira curva e eliminou suas vítimas iniciais e mais fáceis, como Alex Albon, Esteban Ocon e Fernando Alonso, que estavam em uma corrida para ser o melhor dos demais, em vez de disputar com o líder do campeonato mundial,” disse Brundle.

“Mas quando Verstappen chegou atrás de Norris e do grupo líder, em um trem buscando abrigo na zona de DRS do carro à frente, ele parou no progresso. Foram-se os dias em que a Red Bull era tão dominante que podia vencer de qualquer forma, a partir de quase qualquer lugar no grid,” acrescentou.

A corrida surpreendeu muitos, já que o esperado alto desgaste dos pneus não se materializou durante a prova. George Russell conquistou a vitória com uma estratégia de uma parada, mas foi desclassificado por seu carro estar abaixo do peso.

“Nos tempos mais recentes, com tantos dados, experiência e trabalho de simulação disponível, raramente conheci aqueles que sabem, e portanto a mídia também, tão fora do ritmo em como a corrida poderia se desenrolar,” disse ele.

“Os treinos de sexta-feira e uma corrida seca de F2 no domingo de manhã sugeriram que a degradação dos pneus seria muito significativa. A expectativa era que a McLaren fosse a equipe mais rápida e havia especulações sobre quanto tempo levaria para Verstappen, partindo do 11º lugar, chegar perto da frente. Acreditava-se que o melhor dos demais seria uma disputa apertada entre Ferrari, Mercedes e Sergio Perez na Red Bull,” concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.