O brasileiro Gabriel Bortoleto, atual líder do campeonato de Fórmula 2, está prestes a ser confirmado como o novo piloto da Sauber para 2025, compondo a dupla da equipe ao lado de Nico Hülkenberg. O jovem de São Paulo deverá integrar o time que será assumido pela Audi, trazendo um novo impulso de juventude para a equipe.
Apesar da confiança crescente de Valtteri Bottas na renovação com a Sauber, Bortoleto tornou-se um forte candidato à vaga. No entanto, por ser um piloto júnior da McLaren, qualquer interesse da Sauber exigia um acordo para liberá-lo de seu vínculo com a equipe britânica. A solução encontrada foi uma saída definitiva, que a McLaren está disposta a facilitar, considerando que não tem espaço para ele em sua própria formação.
“É absolutamente normal que equipes de Fórmula 1 estejam interessadas em ter Gabriel como piloto”, afirmou Andrea Stella, chefe da equipe McLaren, durante o GP de São Paulo. “A McLaren não irá impedir a possibilidade de Gabriel estar no grid da F1.”
Apesar de valorizar o talento de Bortoleto e de acompanhar seu progresso em sessões de simulador e testes em um carro antigo, a McLaren já conta com Lando Norris e Oscar Piastri em contratos de longo prazo. Sem espaço para integrar Bortoleto à sua equipe principal, a McLaren está aberta para liberá-lo a seguir rumo ao grid com outra equipe.
A decisão final da Sauber/Audi, no entanto, demorou a ser tomada. Internamente, havia uma divergência entre manter a experiência de Bottas para 2025 ou trazer um talento jovem como Bortoleto para uma fase de adaptação na equipe antes da entrada da Audi em 2026, quando o time espera estar mais competitivo com as novas regulamentações.
Essa indecisão gerou incerteza em torno do futuro de Bottas, mesmo após conversas iniciais sugerirem um acordo com ele para 2025. Essa situação prolongada indicava que a Sauber/Audi considerava alternativas, especialmente no que diz respeito ao alinhamento com a nova gestão da equipe e ao planejamento de longo prazo.
Hülkenberg, que tem um contrato fixo de três anos desde abril, parece garantir o posto para o próximo ano, enquanto a chegada de Bortoleto traria a renovação desejada pela Audi, além de atender ao interesse por um piloto promissor.
Caso se concretize, o acordo deixará Bottas de fora do grid em 2025, com possibilidade de retornar como piloto reserva da Mercedes, função para a qual tanto o piloto quanto a equipe manifestaram interesse. Bottas deverá utilizar essa posição para permanecer ativo no cenário da F1 e buscar uma vaga no grid em 2026.
Assim, uma novela sobre o segundo assento da Sauber para 2025 caminha para um desfecho, com Bortoleto prestes a fazer sua estreia na Fórmula 1 ao lado de Hülkenberg no próximo ano, consolidando uma escolha arrojada e preparando o time para o novo ciclo sob o comando da Audi.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.