A Alpine protagonizou uma das recuperações mais notáveis da temporada 2024 da Fórmula 1. De uma equipe que parecia ser a mais lenta do grid no início do ano, o time francês terminou em sexto lugar no campeonato de construtores, com Pierre Gasly fechando a temporada em P10. Orgulhoso do desempenho, Gasly acredita que o esforço da equipe merece reconhecimento.
“Tudo o que vemos agora começou a ser discutido e desenvolvido em maio e junho”, afirmou Gasly ao GPblog. “Depois de março, percebemos onde estávamos e foi preciso reagir com clareza, apontando as limitações do carro e o que poderíamos mudar durante a temporada.”
Gasly também destacou sua contribuição para orientar a equipe e a eficiência do trabalho feito. “Tentei guiar o time com o máximo de feedback possível. A reação e as melhorias trazidas foram impressionantes”, disse ele.
O ponto alto da reação veio com o pódio duplo no GP de São Paulo, em Interlagos Esteban Ocon em P2 e Gasly em P3. Comparando com os concorrentes, Gasly acredita que nenhum outro time evoluiu tanto quanto a Alpine em 2024. “Se olharmos o desenvolvimento das equipes, não ficaria surpreso se a Alpine fosse a que mais encontrou performance. O time merece crédito por isso”, acrescentou.
Apesar da evolução, Gasly reconhece que há espaço para evolução. “Ficamos em sexto no campeonato, e não é onde queremos estar. No começo do ano, parecia quase impossível dar essa volta por cima. Estou muito satisfeito com o que conseguimos e com o entendimento que temos do carro agora.”
Com essa base sólida, Gasly demonstra confiança para 2025. “Temos muito mais otimismo para o próximo ano. Sabemos o que está funcionando e como avançar”, encerrou o piloto francês.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.