O piloto da Alpine, Pierre Gasly, escapou de uma punição da FIA no GP de São Paulo após não conseguir acessar a reunião dos pilotos por uma “falha de conexão sem fio”. Gasly havia sido convocado pelos comissários para explicar o atraso em seu acesso à reunião oficial dos pilotos, realizada na sexta-feira.
De acordo com o documento inicial da FIA, Gasly teria violado o Artigo 20.1 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1, que exige que todos os pilotos compareçam à reunião dos pilotos no horário agendado. No entanto, após ouvir o piloto e um representante da equipe, os comissários decidiram que nenhuma ação adicional seria necessária.
O documento oficial que confirma a decisão detalhou que o representante da Alpine apresentou uma explicação sobre a tentativa de Gasly de acessar a reunião por vídeo, que não foi bem-sucedida devido a uma falha de conexão. A equipe ainda forneceu uma prova em papel das mensagens de erro registradas no sistema de acesso. Diante disso, os comissários concluíram que uma tentativa genuína foi feita pelo piloto para se conectar à reunião e decidiram não aplicar qualquer penalidade.
Além disso, tanto Gasly quanto o representante da equipe se comprometeram a se encontrar com o Diretor de Prova para discutir informações que possam ter sido perdidas na primeira parte da reunião, assegurando-se de que todos os pontos relevantes fossem compartilhados.
Assim, Gasly segue sem penalidades, pronto para disputar o fim de semana do GP de São Paulo.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ com os jornalistas Gabriel Gavinelli, Kadu Gouvêa e Nathalia De Vivo.