Pierre Gasly recebeu uma penalidade de seis posições no grid, depois de ser considerado culpado por atrapalhar outros pilotos na qualificação do GP da Espanha de Fórmula 1.
O piloto da Alpine teve um bom desempenho hoje na qualificação, e garantiu o P4 para o grid de largada no Circuito de Barcelona-Catalunha.
Mas esse bom trabalho foi desfeito, depois que o francês recebeu a penalidade por ter atrapalhado outros pilotos em duas ocasiões ao longo da sessão de qualificação. Primeiro foi Carlos Sainz na penúltima curva durante o Q1, e depois Max Verstappen no primeiro setor.
Um relatório dos comissários sobre o incidente com Verstappen diz: “A equipe falhou em dar o aviso apropriado ao piloto do carro 10 (Gasly), sobre a aproximação do carro 1 (Verstappen), tendo dito a ele que os carros atrás estavam em uma volta lenta”.
Por seu quase acidente com Sainz, o relatório diz: “O piloto do carro 10 afirmou que estava ciente de que a segunda Ferrari (carro 55 de Sainz) estava atrás, mas sentiu que não podia fazer nada para evitar o impedimento por causa do delta de alta velocidade, e a proximidade do carro 55 ao carro 16. No entanto, é da opinião dos comissários que ele poderia ter se movido mais para a direita na saída da curva 13”, encerra o comunicado dos comissários da FIA.
Como resultado da penalidade, Gasly vai largar da 10ª posição no grid de largada na corrida de amanhã em Barcelona.
O F1Mania.net acompanha o Grande Prêmio da Espanha de F1 in loco com Victor Berto.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.