O ex-piloto de Fórmula 1, Timo Glock, chamou a Ferrari de ‘maior decepção da temporada 2023 até agora’. A Ferrari esperava entrar na atual temporada, mais forte em comparação com o ano passado, quando seu bom desempenho no início de 2022, ficou pelo caminho no decorrer do ano.
Depois de vencer duas das três primeiras corridas em 2022, a Ferrari conquistou apenas mais duas vitórias ao longo de todo o ano passado, sendo marcada por erros de estratégia, erros de pilotos e problemas de confiabilidade.
Glock, que participou de quase 100 GPs durante sua carreira na F1, criticou a Scuderia após a corrida em Melbourne. “Para mim, a Ferrari é a decepção absoluta da temporada”, escreveu ele em sua coluna para a Sky Sports. “Em termos de ritmo, a equipe italiana não está conseguindo nada.”
“Charles Leclerc mostrou que depois de uma qualificação ruim, o risco de se envolver em um acidente na largada é alto”, acrescentou, referindo-se ao abandono de Leclerc na primeira volta após o contato com Lance Stroll da Aston Martin na Austrália.
O companheiro de equipe de Leclerc, Carlos Sainz, saiu do top 10, depois de recebeu uma penalidade de tempo após um toque com Fernando Alonso.
“Carlos Sainz teve um bom ritmo nesse meio tempo e mostrou fortes manobras de ultrapassagem”, acrescentou Glock. “A penalidade no final foi lamentável, mas justificada. Certamente não foi o início de temporada que a Ferrari esperava, ou que nós esperávamos. Agora cabe a Frederic (Vasseur, chefe da equipe Ferrari) definir rapidamente uma nova direção e colocar a equipe de volta nos trilhos”, finalizou Glock.